Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

“Só se não for brasileiro nessa hora!”: o documentário Passe Livre e as relações entre futebol, sociedade e ditadura na década de 1970

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

ll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol: Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-13

Arquivos

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise do documentário Passe Livre, de Oswaldo Caldeira, 1974. A película, uma das clássicas obras a tratarem do futebol no Brasil, aborda a polêmica questão do passe e a trajetória do jogador Afonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho. Após desentendimentos com seus contratantes, Afonsinho entra em batalha judicial e se torna o primeiro jogador profissional brasileiro a ser dono do próprio passe. A direção do filme conta essa história, assim como procede a uma reportagem e estudo sobre a situação do jogador de futebol no Brasil, na década de 1970. O resultado, dentre outros, consiste em uma radiografia do principal esporte nacional e, talvez mais fundamentalmente, uma leitura crítica da própria sociedade e regime político de então.

Referência

PACHECO, Helena. “Só se não for brasileiro nessa hora!”: o documentário Passe Livre e as relações entre futebol, sociedade e ditadura na década de 1970. 2014, São Paulo. ll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol: Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades. Simpósio 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A