Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Sociogênese do associativismo entre as torcidas organizadas – uma história da ATOESP (Associação das Torcidas Organizadas dos Estado de São Paulo)

Ano

2018

Tema

Simpósio

Nome do congresso

lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

Algo mudava no futebol paulista e era para pior nas palavras de A. Mendes, colunista da Folha de S. Paulo. Os Gaviões da Fiel queriam subverter a lógica do Corinthians, suas vaias atacavam ao mesmo tempo o clube, os jogadores e os outros torcedores. As vaias, como instrumento de denúncia, reverberaram pelos estádios e chegaram às redação dos jornais. As novas táticas dos torcedores eram interpretadas como um desacato ao princípio básico do torcer, o apoio incondicional.

As mudanças assumiram o sentido da contestação e se alastravam pelos clubes. A fundação de várias torcidas organizadas trouxe consigo um embate entre as diversas formas de torcer e acrescentou novos atores à dinâmica do futebol, com seus anseios e projetos de transformação.

Referência

CANALE, Vitor dos Santos. Sociogênese do associativismo entre as torcidas organizadas – uma história da ATOESP (Associação das Torcidas Organizadas dos Estado de São Paulo). 2018, São Paulo. lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol. Simpósio 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A