Esse artigo analisa campanha lançada a partir de um caso de ofensa racial contra o jogador de futebol Daniel Alves. Propagada pelo também atleta Neymar Jr., a campanha Somos Todos Macacos tentava responder ao problema global dos discursos de racismo em estádios e obteve grande repercussão nas redes sociais e cobertura midiática. A tentativa de inserir um tema tabu por meio de slogan teve êxito ao alcançar gigantesco engajamento virtual, mas também gerou controvérsia, especialmente após a descoberta que esse tema de interesse público foi trazido à cena pública por meio de uma estratégia de agência de publicidade. A partir da noção de “paradoxo da visibilidade”, constata-se que, apesar de obter visibilidade, a estratégia sucumbe ao tentar simplificar um tema complexo sugerindo ação privada em um problema social que necessita de ação coletiva. A conclusão é de que a naturalização do racismo e o ideal de miscigenação no Brasil engendram a manutenção de discursos racistas, mesmo quando a tentativa é de insurgência contra eles, caso da campanha Somos Todos Macacos.
Palavras-chave: Visibilidade; Comunicação; Racismo; Campanha.