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ISSN 1413-585X

Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de “clube-empresa”

Periódico / Revista

Organizações & Sociedade

Número

n. 48

Ano

2009

Ano

2009

Volume

v. 16

Área de concentração

Administração

Cidade

Salvador

Páginas

p. 81-100

Arquivos

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clube-empresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.

Abstract

This article presents the results of the accomplished research that aimed the understanding of Sport Club Internacional’s corporative identity constitution process, one of the first and most successful Brazilian clubs to become a club-company. The article deals, mainly, about how the club constructed and is managing its roles of club and company. This study combines the branding theories, essentially the branding’s second wave, that considers the identity as fluid and a result of the political negotiations between coalitions of power established between internal and external stakeholders, with the sociology of Pierre Bourdieu, mostly the field, habitus, capitals and trajectory constructs.

Referência

ALBINO, José Coelho de Andrade; CARRIERI, Alexandre de Pádua; FIGUEIREDO, Diego; SARAIVA, Frederico Heitmann; BARROS, Frederico Luiz Ribeiro Silva. Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de “clube-empresa”. Organizações & Sociedade. Salvador, v. 16, n. 48, p. 81-100, 2009.
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