Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Telerrealidade do jogo: o fator comunicacional no uso da tecnologia da linha do gol no futebol

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-11

Arquivos

Resumo

Novidade no futebol, a tecnologia GoalControl-4D permite precisar se a bola entrou ou não na goleira. A partir dos processos comunicacionais que seu uso enseja, o GoalControl-4D, como dispositivo de ordem social, técnica e linguística, suspende a descrença acerca dos resultados das partidas e possibilita a formação massiva de consenso pelo seu acoplamento à mídia de massa. Há uma imersão do futebol na cultura midiática pela criação de um mundo ficcional, em que a telerrealidade do gol daria forma a uma porção obscura da realidade em sua complexidade, modelando a cena capital do acontecimento e proporcionando um novo regime de visibilidade do jogo. Dada a importância social da interposição dessa tecnologia no futebol, acionamos a sociologia compreensiva de Michel Maffesoli como o método para a compreensão desse processo comunicacional em sua singularidade.

Palavras-chave: Futebol. GoalControl-4D. Imersão. Jogo. Telerrea

Abstract

The GoalControl-4D technology as a soccer novelty can notice an accurancy if the ball cross the goal totally. Since the comunication process that his use turn on, the GoalControl-4D as a social, technical and linguistic gadget hang up the creeds about the match results and is a mechanism which joined in the mass media can make appear a massive agreements. The soccer game it’s doused in a mediatic culture by the ficcional world creation within the goal telereality would give a feature to a dark piece of reality in her complexity. So, a new sight of the match can be possible since that the capital scene of the occurrence had been shaping by the gadget. Recognized the importance about the technology procedures on soccer we use the comprehensive sociology by Michel Maffesoli as a method to understand these comunication process in his details.

Key-words: Soccer. GoalControl-4D. Immersion. Match. Telereality.

Referência

MARTINS, Marcel Neves; DORNELLES, Beatriz. Telerrealidade do jogo: o fator comunicacional no uso da tecnologia da linha do gol no futebol. 2014, São Paulo. II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol. Simpósio 2014.