Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Transmissão midiática simultânea a um evento esportivo: Análise dos papeis da televisão e da internet na mediação esportiva “Ao Vivo”

Ano

2018

Tema

Simpósio

Nome do congresso

lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-15

Arquivos

Resumo

A presença da internet assombra a televisão em todos os tipos de conteúdo, do jornalismo à ficção, inclusive na transmissão esportiva “ao vivo”. Assim, ambos os meios ofertaram, de forma distinta, uma transmissão “ao vivo” da última rodada do evento esportivo mais importante do Brasil, em 2017. O objetivo desta pesquisa é, portanto, comparar como a Rede Globo transmitiu o evento esportivo em “tempo real” na televisão e na internet a partir de uma tríade de parâmetros (político, material e temporal) propostos pela mediologia (DEBRAY, 2000) para cada um dos atos de transmitir. A partir da análise do conteúdo, verificou-se que a Rede Globo define a transmissão televisiva como seu produto principal na cobertura esportiva do Campeonato, pois ela acredita no funcionamento perfeito da tecnologia televisiva e no seu processo de produção. Para a internet, a Rede propôs utilizá-la como meio dependente e complementar à TV.

Referência

USHINOHAMA, Tatiana Zuardi. Transmissão midiática simultânea a um evento esportivo: Análise dos papeis da televisão e da internet na mediação esportiva “Ao Vivo”. 2018, São Paulo. lll Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol. Simpósio 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A