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ISSN 1981-2434
Dossiê: Futebol, biografias e memórias

Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas

Número

n. 24

Ano

2018

Volume

v. 12

Tema

Dossiê: Futebol, biografias e memórias

Páginas

p. 38-65

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Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar a construção discursiva realizada pela imprensa brasileira a respeito de Neymar Jr., futebolista que iniciou sua carreira no Santos FC e que atualmente defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira. Nosso objetivo é abordar, por meio da Análise do Discurso de linha francesa, como o mercado brasileiro de revistas construiu a imagem do atleta nas publicações de 2010 a 2012, período de consolidação da carreira como craque bem-sucedido no Brasil. Nestes anos, Neymar Jr. esteve presente em pelo menos 22 capas de revistas brasileiras, de diferentes gêneros e temáticas, a partir de uma construção discursiva sistêmica, eufórica e convergente. Com sua ida para o exterior em 2013, o processo de exposição nas capas de revistas brasileiras reduziu-se, ao mesmo tempo em que o atleta ganhou nova dimensão no mercado global futebolístico.

Palavras-chave: Neymar Jr. jornalismo de revista. idolatria.

Abstract

This article aims to address the discursive construction carried out by the Brazilian press about Neymar Jr., a footballer who started his career at Santos FC and currently defends Paris Saint-Germain and the Brazilian National Team. Our objective is to approach, through the French Speech Discourse Analysis, how the Brazilian market of magazines constructed the image of the athlete in covers of different publications of the country from 2010 to 2012, during which time the player initiated a process of sedimentation of the career as a successful player in Brazil. In these years, Neymar Jr. was present in at least 22 covers of Brazilian magazines, of different genres and themes, from a systemic discursive construction, euphoric and convergent. With his move abroad in 2013, the process of exposure on Brazilian magazine covers was reduced, while the athlete gained a new dimension in the global football market.

Key-words: Neymar Jr. magazine journalism. idolatry.

Referência

FERRAZ, Luís Henrique Mendonça; MARQUES, José Carlos. Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas. Revista Eletrônica História em Reflexão. Dourados, v. 12, n. 24, p. 38-65, 2018.
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