Um bairro, um esporte, uma agremiação

Biblioteca

Seja um dos 20 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9786500309928
Coleção “História do Esporte: olhares e experiências”

Um bairro, um esporte, uma agremiação

O Tijuca Tênis Clube (1915-1931)
Ano

2021

Tema

Coleção “História do Esporte: olhares e experiências”

Cidade

Rio de Janeiro

Páginas

119

Editora

Ed. dos Autores

Arquivos

Sinopse

“Um bairro, um esporte, uma agremiação: o Tijuca Tênis Clube (1915-1931)” é o terceiro título da coleção “História do Esporte: olhares e experiências”. Dessa vez, nosso interesse se deslocou para um dos bairros mais peculiares e importantes do Rio de Janeiro: a Tijuca.

A agremiação investigada, assim, foi tratada como uma porta de entrada para nos debruçarmos sobre a história e os processos de urbanização do Rio de Janeiro. Para abordar o tema, adotamos uma postura de diálogo disciplinar entre as contribuições da História e da Geografia.

O clube é nosso interesse central, mas procuramos entende-lo na imbricação de outros percursos: a estruturação do tênis, a pregressa vida esportiva da Tijuca, a história do bairro. Da mesma forma, ao abordarmos a trajetória da agremiação, tentamos compreender suas estratégias de organização, ações esportivas e atividades sociais.

Esperamos que o(a) leitor(a) aprecie a leitura e que este livro possa ser mais uma contribuição para desvendarmos outra faceta da história do Rio de Janeiro.

Sumário

Introdução, 7

Tênis: esporte de elite, 17

A vida esportiva da Tijuca, 44

A Tijuca: entre o rural e o urbano, 57

Um novo clube na Tijuca, 69

Um clube de tênis e ainda mais, 85

A Tijuca e o Tijuca em festa, 96

Considerações finais, 110

Referências, 114

Referência

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; MELO, Victor Andrade de. Um bairro, um esporte, uma agremiação: O Tijuca Tênis Clube (1915-1931). Rio de Janeiro: Ed. dos Autores, 2021.
Cadastre-se para receber novidades