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Dissertação

Uma caixinha de surpresas

Um estudo do discurso nas transmissões televisivas de futebol
Ano

2005

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal da Bahia

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

183

Arquivos

Resumo

As transmissões televisivas de futebol ocupam um lugar de destaque na grade de programação das principais emissoras do país, tanto da rede aberta, quanto das tevês a cabo e satélite, principalmente após o advento do pay-per-view. Este tipo de programa, que divide com as novelas e os telejornais a liderança dos índices de audiência, é construído através de uma gramática própria, elaborada a partir da articulação entre as diferentes lógicas que presidem seus processos de produção, circulação e consumo. A proposta deste trabalho é estudar o comportamento do contrato midiático como proposto por Patrick Charadeau, a partir da locução esportiva das reportagens e das publicidades nas transmissões televisivas ao vivo de uma partida de futebol, procurando também situar o lugar deste tipo de programa na grade de programação das emissoras. Para realizar estes objetivos, sua elaboração foi baseada na verificação da regularidade das propriedades estáveis do discurso, ressaltando também as diferenças encontradas após comparação entre dois suportes: a TV aberta e o pay-per-view. Após um apanhado histórico sobre o futebol e as transmissões televisivas, o trabalho apresenta os pressupostos teóricos que permeiam o contrato de comunicação midiática e dedica também uma grande atenção ao desenvolvimento dos conceitos de gênero, configurando, por fim, o subgênero “acontecimento midiático”. Depois deste percurso, o estudo identifica os elementos que compõem este tipo de transmissão e verifica o funcionamento de cada um deles de acordo com os pressupostos do contrato midiático e de sua inserção como um subgênero específico dos programas de tevê, destacando seus pontos fortes e fracos, e suas supostas incoerências.

Abstract

The transmissions of soccer matches by television occupy an outstanding place in the programming of the main broadcasting stations of the country, so much of the open net, as of the cable and satellite TVs, mainly after the pay-per-view format. This kind of program, that divides with the soap-operas and the news the leadership of the audience, is built according to its own grammar; witch is elaborated from the articulation among the different logics that rules the process of production, circulation and consumption. The proposal of this work is to study the behavior of the “media contract” as proposed by Patrick Charaudeau, starting from the sporting locution, the reports and publicities present in the live transmission of a soccer match, also trying to place the program in the television media and in the grating of programming of the broadcasting stations. To accomplish these objectives, its elaboration was based on the verification of the regularity of the properties of the speech, also emphasizing the differences found after comparison among two supports: the open TV and the pay-per-view. After a historical report on the origin of soccer and the television transmissions, the work presents the theoretical presuppositions that permeate the contract of communication and also dedicates a great attention to the development of the concepts of the media, configuring, finally, the subgender “mediatic event”. After this course, the study identifies the elements that compose this transmission type, verifying the operation of each one of them according to the presuppositions of the media contract, highlighting their strong and weak points, and their supposed incoherencies.

Sumário

1 – APRESENTAÇÃO, 1
 
2 – INTRODUÇÃO
2.1 – As lógicas da televisão, 6
2.2 – Objetivos, 9
 
3 – REVISÃO HISTÓRICA: FUTEBOL E COBERTURA TELEVISIVA ESPORTIVA NO BRASIL
3.1 – Televisão e futebol, 15
2.1.2 – Tevê aberta x Pay-per-view, 21
 
4 – REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO
4.1 – A questão do Discurso, 27
4.2 – Análise do Discurso, 30
4.3 – Gêneros e Tipos de Discurso, 32
4.3.1 – Gênero de Discurso e Gênero Midiático, 37
4.3.2 – Gênero Televisivo, 41
4.4 – O Acontecimento Midiático, 47
4.4.1 – As transmissões de futebol como subgênero do acontecimento midiático, 53
4.5 – Esquema metodológico, 58
4.5.1 – O contrato nas transmissões de futebol ao vivo na televisão, 60
4.5.2 – Recursos áudio-visuais, 66
4.5.3 – Recursos de imagem, 67
4.5.4 – Efeitos produzidos por computação gráfica, 72
4.5.5 – Recursos de áudio, 77
 
5 – O CONTRATO MIDIÁTICO NAS TRANSMISSÕES
5.1 – Que lugar as transmissões de futebol ao vivo ocupam na grade televisiva?, 81
5.2 – Estratégias similares, 87
5.3 – Estratégias de credibilidade, 90
5.4 – Estratégias de captação, 96
5.5 – Elementos distintos, 102
5.6 – Adaptações entre formatos, 110
5.7 – Elementos de publicidade, 114
5.8 – Interação com a gramática televisiva, 121
5.9 – Contextualizações, 123
5.10 – Distribuições das vozes, 127
5.11 – Distribuição das imagens, 133
5.12 – Os gols, 141
 
6 – CONCLUSÕES, 152
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 161
 
ANEXOS, 170

Referência

TELES, Luiz Caraciolo. Uma caixinha de surpresas: Um estudo do discurso nas transmissões televisivas de futebol. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2005.
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