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ISSN 2526-4494
Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Uma revisita à era de ouro do futebol: quando os títulos do passado têm de ser driblados pelo hegemon do mercado

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 4

Tema

Dossiê Políticas, diversidades e intolerâncias

Páginas

p. 115-130

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Resumo

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol de equiparar, em 2011, os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata (1959 a 1970) com os títulos do Campeonato Brasileiro, disputado a partir de 1971, trouxe um novo recorte à memória do futebol brasileiro. Uma contenda que nos remete às reflexões de Michael Pollak sobre o problema da identidade social em situações-limite. Assim, este trabalho não se deteve, centralmente, na releitura da historiografia que levou ao reconhecimento daqueles títulos nem, também, na argumentação dos que, apesar da decisão da CBF, continuam a contestá-los. O foco é outro: a disputa entre valores de “mercado” e da “tradição” no futebol brasileiro, tendo como pano de fundo os esforços de parte do jornalismo esportivo em forjar um novo hegemon a partir dos paradigmas do primeiro, em lugar dos méritos esportivos, geralmente, aceitos pelos sujeitos desse universo.

PALAVRAS-CHAVE: Memória; Hegemonia; Mercado.

Abstract

The decision of the Brazilian Football Confederation (CBF) to equate, in 2011, the titles the Brazilian Cup and the Roberto Gomes Tournament Pedrosa/Taça de Prata (1959 to 1970) to the versions of the Brazilian Championship, disputed from 1971, brought a new cutting to the memory of Brazilian football. A controversy that brings us the reflections of Michael Pollak on the problem of social identity in borderline situations. Therefore, this work neither intends to focus centrally on the re-reading of the historiography that led to the recognition of those titles nor in the arguments of those who, despite the decision of the CBF, continue to contest them. The focus is another: the dispute between values of “market” and “tradition” in Brazilian football. All of this, having as backdrop the efforts by sports journalism to forge a new hegemon from the paradigms of the first, rather than the sporting merits, generally accepted by the subjects of this universe.

KEYWORDS: Memory; Hegemony; Market.

Referência

SOUTO, Sérgio Montero. Uma revisita à era de ouro do futebol: quando os títulos do passado têm de ser driblados pelo hegemon do mercado. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 115-130, 2019.
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