Vasco: O Clube do Povo é um estudo comparado, com rigoroso critério de pesquisa e que refaz a linha de construção e popularização do Club de Regatas Vasco da Gama, tendo como ponto simultâneo de debate a trajetória de seu maior rival no recorte temporal de 1923 a 1958. Como e quando o Vasco perdeu a marca de clube mais popular? E por quais vias essa etiqueta foi transferida para o arquirrival? Como a etiqueta popular saiu do imaginário do Vasco e passou para o do maior adversário? O que aconteceu e continua acontecendo é que a história do futebol brasileiro foi hegemonizada por uma narrativa flamenga, conforme comprovaremos no livro, que busca narrar as vantagens que o adversário se beneficiou e beneficia, mesmo quando os fatos demonstram que não têm vantagem alguma. Vamos comprovar que há uma narrativa que, por si só, não resolve a equação. A chave para chegarmos à resultante da investigação será a imprensa carioca ou parte hegemônica dela. No decorrer do livro, será provado que o Vasco construiu sua trajetória, tradição e massificou sua torcida com base em feitos históricos, combinados com grandes resultados esportivos e somado ao pioneirismo e altivez do seu poderoso quadro social, balizados na igualdade e na democracia. Já o arquirrival, clube oriundo da elite, a partir da segunda metade dos anos 1930, combinou seu desempenho desportivo com um projeto de marketing, amplamente difundido pelos canais hegemônicos da mídia esportiva carioca da época.