Grupos de Pesquisa

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB)

logo CRFB sem fundo

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB – é a área do Museu do Futebol dedicada à pesquisa e gestão de acervos. Contempla a primeira biblioteca pública exclusiva sobre futebol no país, uma midiateca e uma base de dados on line para consulta aos acervos referenciados. O acervo da biblioteca possui até o momento, 2.748 títulos, dentre livros, catálogos, periódicos e DVDs. E 624 teses e artigos (digitais).

A equipe do CRFB é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que visam tanto a ampliação de fontes sobre a história do futebol quanto a seleção de acervos para compor a programação do Museu, como exposições. O acervo audiovisual gerido pelo CRFB pode ser utilizado em atividades de outras instituições, a depender das condições dadas pelos direitos autorais e de imagem de cada coleção.

Há duas linhas de pesquisa atualmente em curso. A primeira, “Memória Viva”, trabalha com a metodologia da História Oral e visa criar séries de entrevistas em vídeo sobre personalidades do futebol brasileiro, como jogadores, dirigentes, líderes de torcidas, etc. Dentro dessa linha, concluímos três projetos, todos em parceria com instituições de ensino superior no Brasil: “Futebol, Memória e Patrimônio”, em parceria como CPDOC/FGV e financiamento da FAPESP, produziu o total de 120h de entrevistas com 55 jogadores que participaram das seleções brasileiras das Copas do Mundo de 1954 a 1982; “Memória de Boleiros”, em parceria com o LUDENS – USP, produziu 40h de entrevistas com jogadores brasileiros que passaram parte de suas carreiras no exterior e “Territórios do Torcer”, parceria com CPDOC/FGV e FAPESP, que entrevistou 22 lideranças e fundadores de torcidas organizadas dos principais clubes paulistas.

Já a segunda linha, “Na Rede”, visa mapear referências sobre futebol, definidas como: uma prática(evento), um local, um conjunto de artefatos de diferentes naturezas e tipologias (coleções/arquivos/acervos) e/ou uma pessoa cujas histórias relacionem-se ao futebol de tal maneira que as tornem reconhecidas pela comunidade em que estão inseridas pelo seu envolvimento com a memória do esporte. Desse modo, temos por critério fundamental ao escolher qual referência será mapeada, a sua legitimidade perante um grupo, comunidade ou local de pertencimento. Esse mapeamento é baseado na metodologia de pesquisa etnográfica e produz como resultados a inclusão das referências acima citadas no Banco de Dados, por meio de textos, fotos e vídeos. Tal mapeamento de referências tem por objetivo consolidar o Museu, por meio do seu CRFB como um local de reunião e divulgação das diferentes formas de se pensar, praticar e preservar a história do futebol, acumulando registros em textos, vídeos, fotografias e ilustrações que visem comunicar as diversas manifestações do esporte no Brasil. Um importante produto derivado desse mapeamento é a identificação de coleções a serem digitalizadas. Os arquivos digitais (fotos e documentos) compõem o acervo do Museu do Futebol a ser aberto ao público e com possibilidade de uso de diferentes projetos.

A base de dados do CRFB congrega em um único sistema acervos textuais, audiovisuais, de referências (imaterial) e tridimensionais. O banco de dados é aberto a outras instituições que queiram gerir seus acervos sobre futebol. É totalmente on line e possui a interface de pesquisa pública e uma interface de administração dos dados com acesso controlado. Assim, caso haja interesse nessa forma de gestão, procure a equipe do Museu do Futebol para mais informações.

Serviço
CRFB – Museu do Futebol
De terça a sábado, das 10h às 17h. Para acessar diretamente o Centro, solicitar crachá na bilheteria do Museu.
Acesso gratuito

Consulte: CRFB

Contato: [email protected]

RŽgua CRFB 2

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A