
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) foi aprovado em Dezembro de 2022 a partir da Chamada CNPq nº58/2022 e teve início das suas atividades em Janeiro 2023 .
Atualmente o instituto é organizado a partir de quatro linhas de pesquisa e atuação: a) Futebol comunitário e de várzea; b) Futebóis de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+; c) Produção, carreiras e migrações de futebolistas; d) Mídias, torcidas e movimentos antirracistas no futebol.
O objetivo principal do INCT Futebol é formar e congregar pesquisadoras e pesquisadores, de diferentes universidades e de diferentes áreas de formação, que priorizem estudar e pesquisar o futebol brasileiro.
Ainda nesse sentido, nossas metas visam (i) o estabelecimento de parcerias com outras instituições, sejam elas públicas e/ou privadas, da sociedade civil que se interessem pelo futebol brasileiro; (ii) internacionalizar as discussões e os produtos que tratam do tema; (iii) divulgar e popularizar as produções acadêmicas e científicas que façam referência ao futebol brasileiro.
O INCT Futebol é coordenado por Carmen Rial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mariane Pisani, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Integrantes do grupo de pesquisa
-
Sérgio Settani Giglio
-
Marina de Mattos Dantas
-
Daniel Machado da Conceição
-
Leda Costa
-
Cláudia Kessler
-
Wagner Xavier de Camargo
-
Juliano Oliveira Pizarro
-
Caroline de Almeida
-
Silvana Goellner
-
Antonio Jorge Gonçalves Soares
-
Cristiano Mezzaroba
-
Luiz carlos Rigo
-
Luiz Guilherme Burlamaqui
-
Mariane da Silva Pisani
-
Mauro Myskiw
-
Pablo Alabarces
-
Silvio Ricardo da Silva
-
Verónica Moreira