A força de um banco suiço

Equipe Ludopédio 13 de June de 2014

Cabeça de chave do Grupo E, a Suíça, que tinha sido um dos destaques nas eliminatórias européias, enfrentou a seleção do Equador, quarta classificada nas eliminatórias da América do Sul, na estréia das duas seleções, no estádio Mané Garrincha em Brasília.

Com um estilo de jogo ofensivo, que garantira a classificação invicta nas eliminatórias para a Copa, a Suíça adiantava a marcação e pressionava a saída de bola equatoriana no seu campo de ataque. O lateral-direito Paredes não era uma “parede” para ninguém e o ataque suíço aproveitava os espaços do lateral para atacar. A Suíça era mais perigosa e buscava balançar as redes, porém não obtinha sucesso, ora pela falta de pontaria de seus atacantes, ora pelas intervenções do goleiro Domínguez. Mas foi o Equador abriu o placar em jogada de bola de escanteio; Enner Valencia subiu sozinho na pequena área e cabeceou para o gol. A forte defesa que tinha levado apenas um gol nos setes jogos disputados pela seleção nas Copas de 2006 e 2010 falhou logo após 21 minutos do pontapé inicial. Após o gol, o Equador recuou e procurava jogar no contra-ataque durante o resto do primeiro tempo.

Se as inúmeras tentativas do primeiro tempo falharam, logo no primeiro ataque do 2º tempo, após cobrança de falta, o suíço Mehmedi, que acabara de entrar em campo, empatou a partida com outra cabeçada certeira. O empate deixou o jogo aberto, com as duas equipes se lançando ao ataque, com chances para ambas as equipes. Do lado suíço, as principais jogadas eram arquitetadas pelo atacante Shaqiri, atacante do Bayern de Munique; do lado equatoriano, Jefferson Montero dava trabalho para a defesa adversária.

O Equador teve a chance de sair com a vitória nos acréscimos, mas desperdiçou o contra-ataque. No último lance, em um “contra-ataque do contra-ataque”, o volante suíço Behrami roubou a bola de Arroyo dentro da grande área, evitando assim o gol da vitória do Equador, puxou o contra-ataque, escapou de uma falta no meio de campo, levantou e continuou a jogada que terminou aos 47 minutos do segundo tempo com o gol de Seferovic, que também iniciou a partida o banco de reservas.

Quando a partida já parecia definida, em um jogo que caminhava para ser o primeiro empate da Copa do Mundo, a Suíça derrotou o Equador de virada por 2 a 1. Duas substituições, dois gols: os artilheiros da virada suíça vieram do banco para decidir a partida. Afinal, não se pode desprezar a força de um banco suíço.

Suíça 2 x 1 Equador

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília)
Público: 68.651 pessoas
Árbitro: Ravshan Irmatov-UZB
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov-UZB e Bakhadyr Kochkarov-KGZ
Cartões amarelos: Paredes (Equador); Djourou (Suíça)
GOLS: 
SUÍÇA: Mehmedi, aos 3′ do 2T e Seferovic, aos 47′ do 2T
EQUADOR: Enner Valencia, aos 22′ do 1T

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Von Bergen e Rodríguez; Inler, Xhaka, Behrami, Shaqiri e Stocker (Mehmedi); Drmic (Seferovic)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo e Walter Ayoví; Noboa, Gruezo, Antonio Valencia e Montero (Rojas); Enner Valencia e Caicedo (Arroyo)
Técnico: Reinaldo Rueda

 

https://www.youtube.com/watch?v=uEhUpyv-Eko

 

 

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil