Brasil escapa da derrota

Portal da Copa 24/03/2013

Brasil e Rússia empataram em 1 x 1 no amistoso desta segunda-feira (25.03.13) em Londres, na Inglaterra. Os torcedores que marcaram presença no Stamford Bridge, a casa do Chelsea e, atualmente, de dois jogadores brasileiros em campo – David Luiz e Oscar – , viram um jogo em que a Seleção Brasileira teve dificuldades para achar espaços, levou um gol aos 27 do segundo tempo e passou aperto para conseguir o empate. A igualdade só saiu aos 44, dos pés do atacante Fred, que já anotara nos confrontos contra Itália e Inglaterra.

Com o resultado, a equipe sob o comando de Luiz Felipe Scolari segue sem conquistar uma vitória. Nos dois primeiros compromissos, a equipe nacional foi derrotada pela Inglaterra e empatou com a Itália. O próximo amistoso da Seleção será contra a Bolívia, em 6 de abril, na cidade de Santa Cruz de la Sierra. A partida seguinte, contra o Chile, acontece em 24 de abril, em Belo Horizonte. O jogo será evento-teste para o Mineirão. Para esses dois confrontos, Felipão contará com atletas que atuam no território nacional.

Na sequência de partidas preparatórias para a Copa das Confederações, a Seleção enfrenta a Inglaterra, em 2 de junho, em jogo-teste do Maracanã. O próximo amistoso será contra a França, em 9 de junho, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A estreia na Copa das Confederações está marcada para 15 de junho, contra o Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha. No segundo semestre deste ano, um compromisso já está marcado: amistoso contra a Suíça, no dia 14 de agosto, em Basel, casa do adversário.

Jogo

Na etapa inicial, a Seleção demorou a se encontrar e sofreu forte pressão russa nos primeiros 20 minutos, com várias cobranças de escanteio e pelo menos duas boas finalizações.

A Seleção melhorou a partir da metade da primeira etapa e os chutes a gol começaram a aparecer. Na melhor chance, aos 27 minutos, Neymar soltou uma bomba de perna esquerda, mas a bola passou à direita do gol russo.

A equipe brasileira voltou para o segundo tempo sem mudanças. Em campo, mais finalizações, mas pouca precisão. Logo no início, Neymar chutou ao gol da lateral direita, mas o goleiro Gabulov defendeu. Foi a primeira vez que o goleiro foi efetivamente demandado durante a partida.

Daviz Luiz tentou, tanto com a bola em movimento quanto em cobrança de falta. Sem sucesso. Kaká protagonizou uma das melhores jogadas: arrancou do centro do campo para driblar vários adversários e tabelar com Fred, mas não dominou quando recebeu do atacante. Marcelo também chutou algumas vezes pela esquerda, assim como Neymar. Mas nenhuma finalização deu trabalho ao goleiro adversário.

Aos 27 minutos, a Rússia deu o troco. A zaga brasileira se desorganizou e a equipe adversária chegou com força total. A pressão foi na pequena área e os russos deram início a um bombardeio de finalizações. Na primeira, de Kerzhakov, Hernanes se jogou e evitou o gol. Julio Cesar já estava fora do lance quando a Rússia tentou pela segunda vez, com Shirokov, e Fernando tirou em cima da linha. Fayzulin pegou o rebote e jogou para o fundo da rede.

Para tentar reverter o resultado, Felipão tirou Kaká e colocou Diego Costa. Antes do gol, Hulk já havia entrado no lugar de Oscar. Com quatro atacantes, a Seleção correu atrás do prejuízo e só conseguiu o empate aos 44 minutos. Hulk fez bela jogada, tabelou com Marcelo, que fez cruzamento preciso para a pequena área. Fred não desperdiçou.

Cada equipe ainda teve uma chance de decretar a virada, já nos acréscimos, mas o empate permaneceu.

Brasil 1 x 1 Rússia
Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 25 de março de 2013, segunda-feira
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Hernanes (Brasil); Yeshchenko (Rússia)
Gols: Fayzulin (Rússia), aos 27 minutos do 2º tempo; Fred (Brasil), aos 44 minutos do 2º tempo.

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes e Oscar (Hulk); Kaká (Diego Costa), Fred e Neymar
Técnico:Luiz Felipe Scolari

Rússia: Gabulov; Anyukov (Kombarov), Ignashevich, Vasily Berezutsky e Yeshchenko; Glushakov, Shirokov, Bystrov (Shatov) e Fayzulin; Kerzhakov e Kokorin (Zhirkov) (Grigoriev)
Técnico: Fabio Capello

Veja também:
  • 07/09/2015

    Brasil goleia os Estados Unidos por 4 a 1

    Portal EBC
  • 10/11/2014

    Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos

    Agência Brasil
  • 10/10/2014

    Brasil é tricampeão do Superclássico

    Edgard Matsuki - Portal EBC