Brasil espanta o “fantasma francês”

Portal da Copa 07 de June de 2013

Com gols de Oscar, aos oito minutos do segundo tempo, Hernanes, aos 39, e Lucas, aos 47, o Brasil decretou o fim de dois jejuns simbólicos. A Seleção não batia a França havia 21 anos e o histórico recente da equipe nacional contra times do primeiro escalão mundial indicava resultados pouco expressivos.

A vitória por 3 x 0 põe abaixo esses “tabus” e anima o treinador Luiz Felipe Scolari para a reta final de preparação para a Copa das Confederações. A estreia da Seleção será no próximo sábado, 15 de junho, a partir das 16h, diante do Japão. O duelo terá como palco o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Na sequência, o Brasil encara o México, no Castelão, em Fortaleza, e a Itália, na Fonte Nova, em Salvador. O Grupo B da competição reúne Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti.

“A gente já tinha jogado bem contra a Inglaterra e não vencemos. Fizemos um bom primeiro tempo contra a França e não saiu gol. Conversamos muito no vestiário para manter o ritmo. Saiu o gol e veio a vitória, o que é importante para ir bem na Copa das Confederações”, afirmou Oscar.

O primeiro tempo foi sem muitas chances claras de gol. Nos primeiros 20 minutos, os franceses mostraram maior efetividade na criação de jogadas. A partir daí a Seleção ampliou o volume de jogo, mas não conseguiu incomodar Lloris. As melhores oportunidades foram em jogadas pelas alas.
A segunda etapa começou bem mais aberta. Logo no primeiro minuto, boa trama do ataque brasileiro acabou nos pés de Hulk. O atacante chutou forte, de perna esquerda, e a bola bateu na rede, pelo lado de fora, no canto esquerdo do goleiro Lloris. Em seguida, aos dois minutos, a resposta francesa, com Cabaye chutando de longe, de perna direita, e também acertando o lado de fora da rede, no canto esquerdo do goleiro Júlio César.
Contestação

Aos poucos, o Brasil impôs uma consistência maior e dominou o jogo. O primeiro gol, no entanto, saiu de forma contestada pelos franceses. Eles reclamaram que o lance teve início com uma falta no meio de campo cometida pelo volante Luiz Gustavo no desarme sobre um jogador francês. Fred aproveitou a sobra, avançou pela esquerda do ataque e cruzou, de perna esquerda, para o meio da área. Oscar, cria do Internacional (RS) e hoje atleta do Chelsea, dominou de perna direita e chutou novamente de direita na saída do goleiro Lloris, aos oito minutos.

Aos 14 minutos, o zagueiro David Luiz jogou contra o patrimônio de cabeça e obrigou Júlio César a uma defesa difícil, a mais complicada do arqueiro brasileiro na partida.

Aos 39, o segundo gol. Paulinho roubou a bola na intermediária brasileira e puxou o contra-ataque. Numa subida de quatro brasileiros contra dois franceses, o volante do Corinthians lançou Lucas, pela direita. O atleta do Paris Saint Germain cruzou da direita para esquerda e Neymar, já dentro da área, ajeitou de primeira para trás. Hernanes apareceu de frente e chutou no canto esquerdo de Lloris. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Nos acréscimos, o terceiro. O lateral Marcelo avançou pela esquerda, traçou uma diagonal para o meio, passou por defensores franceses e foi derrubato na área. Lucas converteu o pênalti com categoria e selou o resultado final. Além de Lucas e Hernanes, que vieram do banco e marcaram gols, também entraram no time Fernando, Jô, Dante e Bernard.


Brasil 3 X 0 França

Data: domingo, 9 de junho de 2013
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Victor Carrilo (PER)
Público pagante: 51.693 pagantes
Renda: R$ 6.833.515,00.
Cartões Amarelos: David Luiz (BRA)
Gols: Oscar, aos 9min, Hernanes aos 38min e Lucas aos 47min  do segundo tempo

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago SIlva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo (Hernanes), Paulinho (Dante) e Oscar (Fernando); Neymar (Bernard), Fred (Jô) e Hulk (Lucas)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

França: Lloris; Debuchy, Rami, Sakho e Matthieu; Cabaye (Gomis), Matuidi (Grenier), Guilavogui; Payet e Valbuena (Giroud); Benzema (Lacazette).
Técnico: Didiers Deschamps

Fonte: 

 

Veja também:
  • 07/09/2015

    Brasil goleia os Estados Unidos por 4 a 1

    Portal EBC
  • 10/11/2014

    Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos

    Agência Brasil
  • 10/10/2014

    Brasil é tricampeão do Superclássico

    Edgard Matsuki - Portal EBC