Brasil goleia na final

Equipe Ludopédio 27 de June de 1958

Oito anos após a derrota para o Uruguai na final da Copa de 1950, o Brasil finalmente conquista o seu tão sonhado título.

Essa foi transmitida ao vivo para 11 paises da Europa. Assista ao jogo na íntegra.

Local: Raasunda (Estocolmo)
Árbitro: Maurice Guigue (França)

Gols: Liedholm (Suéica) aos 4 min., Vavá (Brasil) 8 e 32 min. do 1º tempo. Pelé (Brasil) aos 11 min., Zagalo (Brasil) aos 23 min., Simonsson (Suécia) aos 35 min., Pelé (Brasil) aos 44 do 2º tempo.

Brasil: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando, Nílton Santos; Zito, Didi; Garrincha, Vavá, Pelé, Zagalo.

Suécia: Svensson; Bergmark, Axbom; Borjesson, Gustavsson, Parling; Hamrin, Gren, Simonsson, Liedholm, Skoglund.


Ouça ao final da página.

Em 2014, a seleção brasileira busca o hexacampeonato na Copa do Mundo sediada no Brasil. Assim como nas últimas edições da competição, o país desponta como um dos favoritos para levantar a taça. Muito desse temor que os adversários têm em relação ao “escrete canarinho” começou a se desenhar após a Copa de 1958, disputada na Suécia.

Para você relembrar um pouco mais deste momento histórico, o Portal EBC disponibiliza, nesta página, o áudio original da final entre Brasil e Suécia. A transmissão da partida foi feita pelos narradores Jorge Cury e Oswaldo Moreira (cada um fazia a narração dos lances de um lado do campo). Os comentários da partida foram de Guilherme Sibemberg (que na época era jornalista da Rádio Gaúcha) e a apresentação foi Antônio Cordeiro, que estava nos estúdios do Rio de Janeiro.

A gravação é dividida em cinco partes e foi recuperada pela equipe do Museu da Imagem (MIS) do Rio de Janeiro a partir dos acetatos (espécie de disco de vinil) originais. A gravação tem o total de 109 minutos e 21 segundos. Ao longo da gravação, há oscilações no áudio. Isso acontece pela instabilidade da transmissão via ondas curtas da época. Cerca de 25 minutos (parte do 1º tempo) não foi possível de ser recuperada.

Edgard Matsuki – Portal EBC

, , Ouça a narração da Rádio Nacional – Parte 1 – Do começo do jogo até os 15 minutos Parte 2 – Dos 42 minutos até o final do primeiro tempo; intervalo e início do segundo tempo (até 3 minutos) Parte 3 – Dos 3 até os 20 minutos do segundo tempo Parte 4 – Dos 20 minutos do segundo tempo até o fim de jogo e comemoração do título Parte 5 – A festa do título ,

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil