Brasil para em Ochoa, a muralha mexicana

Equipe Ludopédio 15 de June de 2014

O jogo mais difícil para a seleção brasileira na primeira fase começou com o já tradicional hino brasileiro cantado à capela pelo coro de torcedores verde-amarelos, que acaba levando Neymar às lágrimas.

Já a partida, por pouco não levou aos prantos a torcida brasileira inteira, que começa pegada, com algumas entradas mais duras desde seu início. As duas equipes exercem pressão sobre o juiz a cada falta cometida pelo adversário, mas o árbitro rapidamente detem o controle do jogo.

O Brasil começa melhor, com algumas boas incursões de Neymar, Fred e Marcelo pela esquerda, mas sem levar perigo efetivo à meta mexicana. Fred, visivelmente impedido, abre o placar sem que o bandeirinha acusasse a infração, mas foi imediatamente anulado pelo juiz. O camisa nove brasileiro apresentou uma falha no seu posicionamento nas vezes que tentava superar a zaga em linha do México, encontrando-se constantemente impedido. Neymar ensaia algumas arrancadas individuais e cabeceia com perfeição a bola, que é espalmada pelo goleiro mexicano em cima da linha.

O México joga mais recuado, com forte marcação e arriscando alguns poucos chutes a gol. O jogo desenrola-se muito no meio de campo, sem a utilização das laterais.

Ao final do primeiro tempo, o Brasil oferece um pouco mais de espaço para a seleção mexicana, que consegue chegar ao gol de Júlio César com algum perigo. Paulinho, em uma de suas poucas aparições, chega a dividir a bola com Ochoa, a muralha mexicana, mas não consegue marcar.

O segundo tempo começa com o jogo um pouco mais aberto, embora igualmente faltoso. Bernard que, substituindo Ramires amarelado, arranca pela direita e cruza a bola para Neymar, que bate forte. Mais uma fez, Ochoa defende.

O México começa a arriscar alguns chutes de fora da área, apostando em alguma falha de Júlio Cesar e passa a gostar do jogo. A pressão mexicana cria alguns perigos reais de gol, mas o goleiro brasileiro não decepcionou quando foi exigido.

A partir dos 25 minutos do segundo tempo, a seleção brasileira parece despertar para o jogo, e aproxima-se da área adversária com as investidas de Oscar e Bernard, mas sem muita objetividade. A saída de Fred e a entrada de Jô – um tanto nervoso e confuso – pouco alteram as reais possibilidades do Brasil vencer a partida.

O gol brasileiro quase sai na excelente cabeçada de Tiago Silva, mas a muralha mexicana espalma a bola, na terceira chance de marcar da equipe verde-amarela.

A equipe do México ainda consegue chegar ao ataque e arriscar dois belos chutes de média distância, um deles em direção à meta brasileira, mas bem defendido pelo goleiro Júlio César. O jogo termina em um monótono 0 x 0.

Brasil 0 x 0 México

Local: Castelão, em Forteleza (CE)
Data: segunda-feira, 17 de junho de 2014
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 60.342
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos TUR)
Gols: do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramires, Thiago Silva (BRA); Agullar, Vázques (MEX)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Bernard) e Oscar (Willian); Fred (Jô) e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari

MÉXICO: Ochoa; Agullar, Rodriguez, Rafa Márquez, Moreno e Layun; Herrera (Fabian), Vázquez e Guardado; Giovani dos Santos (Jiménez) e Peralta (Chicharito Hernández)
Técnico: Miguel Herrera

 

Galeria de imagens

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil