Brasil vence a Coreia do Sul

Portal da Copa 10 de October de 2013

Com um primeiro tempo enroscado na marcação e uma segunda etapa mais desenvolta, a Seleção Brasileira venceu o primeiro amistoso do rápido tour asiático. Neymar, cobrando falta no primeiro tempo, e Oscar, concluindo com categoria um lançamento preciso de Paulinho na segunda etapa, fizeram os gols na vitória por 2 x 0 sobre a Coreia do Sul. A equipe volta a campo na terça-feira, em Pequim. O desafio será diante da equipe de Zâmbia, no estádio Ninho de Pássaro, palco principal das Olimpíadas de 2008.

“A equipe está de parabéns. Não é fácil enfrentar um fuso horário muito grande como esse, mas os jogadores entraram muito bem. Estamos no caminho certo”, comentou Neymar no fim da partida, em entrevista à Rede Globo. O atacante do Barcelona foi eleito pela organização do evento o melhor em campo.

No primeiro tempo, a precisão foi mais decisiva que a intensidade de criação. A equipe de Luiz Felipe Scolari encontrou dificuldades para articular ações ofensivas. O Brasil até adotou o esquema de iniciar o duelo com a marcação avançada, na saída de bola coreana. A tática não surtiu tanto efeito porque os coreanos, já classificados para a Copa do Mundo de 2014, mostraram organização e vigor físico, com um estilo de muita movimentação no meio-campo e marcação forte. Assim, não foram criadas muitas oportunidades nos primeiros minutos.

Aos 13, a primeira boa jogada brasileira, numa linha de passe entre Daniel Alves, Oscar e Paulinho pela direita do ataque. A triangulação terminou com um toque para Hulk já dentro da área. O atacante ficou cara a cara com o goleiro adversário, mas Sung-Ryong levou a melhor.

Aos 23, Oscar arriscou de longe, antes da meia-lua da área, pelo lado direito, após receber passe de Neymar. A bola passou sobre a meta adversária. Aos 30, a Coreia esboçou uma pressão, com três bolas alçadas à área em sequência, num cruzamento da direita seguido de dois escanteios, mas o zagueiro David Luiz foi soberano nas intervenções defensivas.

Aos 33, o primeiro chute a gol coreano, com Kim Bokyung arrematando da entrada da área, num contra-ataque. Jefferson defendeu com tranquilidade. A resposta brasileira veio aos 35, com Daniel Alves num arremate de perna esquerda na linha da área, pelo lado direito do ataque. A bola saiu à esquerda do gol coreano.

Aos 43, o gol saiu numa bola parada. Neymar sofreu falta na esquerda do ataque, num setor próximo da entrada da área. O próprio Neymar ajeitou e cobrou com precisão, no canto direito de Sung-Ryong. O goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse.
Segunda etapa

No segundo tempo, o Brasil voltou com Ramires no lugar de Hulk. A formação deu mais liberdade ao volante Paulinho, e a mexida tática surtiu efeito logo aos quatro minutos. Luiz Gustavo saiu com a bola, Neymar recebeu na meia-lua e achou Paulinho quase na marca do meio-campo. O atleta do Tottenham fez um lançamento longo, preciso, para Oscar. O meia do Chelsea driblou o goleiro e ampliou a vantagem brasileira num chute de perna esquerda: 2 x 0.

Aos 14, Jô quase ampliou de cabeça, após uma sobra dentro da área. A zaga afastou. Os coreanos responderam com perigo aos 23 minutos, quando Lee Chungyong quase fez de cabeça após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque.

Na perspectiva de fazer seus testes para definir o grupo da Copa do Mundo de 2014, Luiz Felipe Scolari sacou Luiz Gustavo e Paulinho para a entrada de Hernanes e Lucas Leiva. Pouco depois, Bernard entrou no lugar de Oscar e Maxwell na vaga de Marcelo na lateral esquerda. A equipe manteve o domínio de posse de bola, que chegou a 70% em alguns instantes, mas o placar não foi alterado.

Coreia do Sul 0 x 2 Brasil

Local: Estádio Sang-am, em Seul (Coreia do Sul)
Data: 12 de outubro de 2013, sábado
Horário: 8 horas (de Brasília)
Árbitro: Irmatov Ravshan (Uzbequistão)
Assistentes: Rasulov Abdukhamidullo (Uzbequistão) e Kochkarov Bakhadyr (Quirguistão)
Público: 65.308 pessoas
Cartões amarelos: Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong e Lee Yong (Coreia do Sul)
Gols: Neymar (Brasil), aos 43 minutos do 1º tempo, e Oscar (Brasil), aos 3 minutos do 2º tempo.

COREIA DO SUL: Jung Sung-Ryong; Kim Ji-Soo, Kim Young-Gwon, Hong Jeong-Ho e Lee Yong; Kim Bo-Kyung (Go Yo-Han), Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong (Yun Il-Lok) e Han Kook-Young; Ji Dong-Won (Lee Keun-Ho) e Koo Ja-Cheol (Son Heung-Min)
Técnico: Hong Myung-Bo

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo (Lucas Leiva), Paulinho (Hernanes) e Oscar (Bernard); Hulk (Ramires), Jô e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

Fonte: 

Veja também:
  • 07/09/2015

    Brasil goleia os Estados Unidos por 4 a 1

    Portal EBC
  • 10/11/2014

    Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos

    Agência Brasil
  • 10/10/2014

    Brasil é tricampeão do Superclássico

    Edgard Matsuki - Portal EBC