De virada contra Portugal

Portal da Copa 08 de September de 2013

A Seleção Brasileira obteve uma boa vitória na noite desta terça-feira (10.09) no amistoso contra Portugal, realizado no Gillette Stadium, na cidade de Boston (Estados Unidos). Depois de começar atrás no placar, os comandados de Luiz Felipe Scolari conseguiram fazer 3 x 1, com gols de Thiago Silva, Neymar e Jô – Raul Meireles marcou para Portugal. Longe de ser fácil como a partida disputada em Brasília no último sábado – quando o Brasil goleou a Austrália por 6 x 0 -, o jogo teve lances violentos e cinco cartões amarelos.

Primeiro tempo

Aos seis minutos, o árbitro mostrou o primeiro cartão amarelo da partida. O lateral-direito João Pereira atingiu Neymar em lance sem bola e o auxiliar indicou a agressão.

Pouco depois, Neymar também foi advertido com cartão, após um lance de dividida dentro da área portuguesa.

O primeiro lance de emoção da partida foi aos 11 minutos. Maicon disparou pela direita e centrou para Paulinho. Da entrada dárea, o volante brasileiro pegou de primeira e por pouco não abriu o placar para o Brasil. Rui Patrício apenas acompanhou a saída da bola.

Um minuto depois, Portugal devolveu o susto. Após cruzamento de João Peireira, o meia Raul Meireles cabeceou forte e acertou a trave esquerda de Julio Cesar, que não teria como evitar o gol.

Uma falha gritante de Maicon resultou em gol, aos 17 minutos. Após chute de Nelson Oliveira e desvio de Thiago Silva, o lateral-direito brasileiro tentou recuar de cabeça para Julio Cesar, mas entregou para Raul Meireles, que apenas desviou para as redes.

A falha de Maicon não desanimou o time brasileiro. Paulinho iniciou um contra-ataque e encontrou Neymar pela esquerda. O atacante chutou de perna esquerda e Rui Patrício fez uma defesa parcial. Bernard pegou o rebote e conseguiu um escanteio.

Na cobrança do tiro de canto, Neymar fez levantamento milimétrico para a cabeça de Thiago Silva. O capitão da Seleção Brasileira subiu mais que Minguel Veloso e empatou a partida, aos 23 minutos. Na comemoração, Thiago homenageou Maicon.

O lance fez o Brasil cadenciar mais o jogo e organizar melhor as jogadas. No entanto, o próximo momento de destaque foi de Portugal: João Pereira centrou da direita e Nani cabeceou livre, em mais uma falha de Maicon – dessa vez de posicionamento. A bola passou a poucos centímetros do poste direito de Julio Cesar.

A jogada mais bela do primeiro tempo aconteceu aos 35 minutos. Neymar recebeu na intermediária e, mesmo com seis portugueses à sua volta, partiu em direção ao gol. Ele conseguiu invadir a área e chutou forte. A bola desviou de leve no pé de Bruno Alves e impediu a defesa de Rui Patrício: 2 x 1.

Dois minutos depois, quase saiu mais um gol brasileiro. Paulinho encontrou David Luiz curtindo uma de ponta esquerda. O zagueiro fez cruzamento preciso e a defesa portuguesa desviou de leve, impedindo que a bola chegasse ao pé de Bernard. Na cobrança de escanteio, Paulinho teve mais uma grande chance, mas chutou por cima do gol.

Durante o intervalo, Thiago Silva justificou a comemoração do gol, dirigida para maicon. “Esse grupo é fantástico. Acho que foi por isso que, logo após a falha dele, pensei: ‘ele não pode sair do jogo com essa derrota. A gente sabe que futebol é assim. Quando eu vi a bola lá dentro, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi o Maicon, e dedico esse gol a ele”.

Segundo tempo

A segunda etapa começou exatamente como a primeira: com cartão amarelo. Ramires impediu a progressão de Coentrão pela esquerda e foi advertido.

Logo aos 4 minutos, o Brasil marcou mais uma vez. Neymar rolou para Maxwell na linha de fundo. O lateral tocou para o centro da pequena área e Jô, livre de marcação, não desperdiçou.

Aos 15 minutos, o técnico Luiz Felipe Scolari fez a primeira modificação no Brasil. Ramires deu lugar a Oscar.

A velocidade da partida diminuiu no segundo tempo. Portugal chegou duas vezes, em cobranças de Nani – ambas por cima do gol, sem levar perigo a Julio Cesar.

Aos 26, o Brasil voltou ao ataque com perigo. Paulinho fez jogada invidual pela ponta direita, driblou Rúben Amorim e cruzou. Antes da chegada de Jô, a defesa conseguiu cortar.

Thiago Silva apareceu bem novamente e impediu o segundo gol de Portugal, aos 32 minutos, após cruzamento de Vieirinha pela esquerda.

Raul Meireles, o melhor em campo da Seleção Portuguesa, arriscou chute de fora área aos 37 minutos e assustou Julio Cesar. A bola passou muito perto do gol brasileiro.

O último lance da partida foi uma jogada individual de Lucas, que havia entrado aos 42 minutos no lugar de Neymar. O atacante dribou três portugueses e tentou tocar para Pato dentro da área, mas foi interceptado.

O árbitro Juan Guzman terminou a partida sem dar um minuto sequer de acréscimo.

Em entrevista à beira do campo após a partida, Julio Cesar comentou as declarações de Felipão sobre a garantia de convocação antecipada do goleiro para a Copa do Mundo de 2014. “Fui pego de surpresa, foi mais uma situação em que o Felipão quis me proteger. Tenho que manter a regularidade no retorno ao meu clube (Queens Park Rangers), vou ter oportunidade de jogar depois da confusão das transferências e tenho que manter o foco para estar entre os três goleiros”, afirmou Julio, que também comentou o lance infeliz de Maicon no gol português: “Fiquei triste por não poder agarrar aquela bola, mas temos que tirar de positivo a reação do time, o comportamento. Estamos no caminho certo, está bonito ver a Seleção jogar”.

Neymar, o melhor jogador em campo, comemorou a boa atuação do time. “Foi um grande espetáculo entre Brasil e Portugal, é sempre um show. Qual jogador não tem vontade de jogar? Entrei muito feliz em campo, a equipe toda também, demonstramos bom futebol e saímos com a vitória”.

“Graças a Deus estou aproveitando as oportunidades, e é isso que o Felipão pede. Cada jogo, cada oportunidade, faltam poucos jogos para o Mundial e cada um tem que correr atrás da sua vaguinha”, afirmou o atacante Jô.

Brasil 3 X 1 Portugal

Data: Terça-feira, 10 de setembro de 2013
Local: Gillette Stadium, em Boston (EUA)
Árbitro: Juan Guzman (EUA)
Público: 62.310
Cartões Amarelos: Neymar e Ramires (BRA); João Pereira (POR)
Gol: Raul Meireles (Portugal), aos 17min. Thiago Silva (Brasil), aos 24, Neymar (Brasil) aos 34min do 1º tempo; Jô, aos 4min do 2º tempo.

Brasil: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Henrique) e Ramíres (Oscar); Neymar (Lucas), Jô (Alexandre Pato) e Bernard (Hernanes)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Portugal:Raul Patrício; João Pereira (Helder Postiga), Bruno Alves, Pepe (Luis Neto) e Fábio Coentrão (Antunes); Miguel Veloso, João Moutinho (Ruben Amorim), Raul Meireles e Vieirinha (Lica); Nani e Nélson Oliveira
Técnico: Paulo Bento

 

Fonte: 

 

Veja também:
  • 07/09/2015

    Brasil goleia os Estados Unidos por 4 a 1

    Portal EBC
  • 10/11/2014

    Brasil faz 4 a 0 em cima da Turquia e chega à quinta vitória em cinco jogos

    Agência Brasil
  • 10/10/2014

    Brasil é tricampeão do Superclássico

    Edgard Matsuki - Portal EBC