Entre a epopeia grega e o cansaço da manada marfinense

Equipe Ludopédio 22 de June de 2014

Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão formaram um grupo absolutamente equilibrado e continentalmente bem distribuído. Escolas de futebol bastante distintas, mas com retrospectos semelhantes em Copas do Mundo. O time europeu e africano tem duas participações em copas cada um, encerradas ainda na primeira fase.

Curiosamente, os países que tiveram “patronos” especiais no futebol – Colômbia e Japão – possuem o dobro de participações. Como um divisor de águas na história do futebol nestes países, a presença de Alfredo Di Stefano na Colômbia (1949-1953) e Zico no Japão (1991-1994) promoveram um importante crescimento na modalidade nos respectivos países.

A arrancada colombiana limitou as demais seleções a disputarem a segunda vaga. Na última rodada da fase de grupos, Costa do Marfim e Grécia realizaram uma “partida eliminatória”. A vitória grega saiu com o gol de Samaras, convertendo mais um pênalti duvidoso, aos 47min do segundo tempo.

Mas resumir a história desta partida a baixa qualidade do futebol apresentado destas equipes ou mesmo ao erro de arbitragem é ignorar uma certa bagagem que estes times carregam. De um lado, a reconhecida muralha defensiva grega tentava se proteger, e com certo heroismo, liberavam seus soldados em busca da meta dos elefantes.

Os fortes marfinenses não conseguiram unir suas forças. A maior estrela Didier Drogba passou em branco na Copa. Yaya Touré que foi o melhor meiocampista da premier league na última temporada esteve irreconhecível. Mesmo os esforços de Gervinho, um dos poucos elefantes inspirados, foram insuficientes.

O time marfinense foi abalado por lesões e o próprio desempenho físico dos atletas mais importantes comprometeu a manutenção de um simples empate com a modesta equipe grega que irá disputar seu primeiro play-off de Copa do Mundo.


Grécia 2 x 1 Costa do Marfim

Local: Estádio Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 24 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)
Cartões amarelos: Serey Die, Kalou, Drogba (Costa do Marfim)

Gols:
GRÉCIA: Samaris, aos 42 minutos do primeiro tempo, e Samaras, aos 47 minutos do segundo tempo
COSTA DO MARFIM: Bony, aos 29 minutos do segundo tempo

GRÉCIA: Karnezis (Glykos); Torosidis, Manolas, Papasthatopoulos e Holebas; Kone (Samaris), Maniatis, Karagounis (Gekas), Christodoulopoulos e Salpingidis; Samaras
Técnico: Fernando Santos

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tioté (Bony), Serey Die e Yaya Touré; Kalou, Drogba (Diomande) e Gervinho (Sio)
Técnico: Sabri Lamouchi

https://www.youtube.com/watch?v=gbH6frStwEU

 

 

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil