Jogo de uma seleção só

Equipe Ludopédio 14 de June de 2014

Alemanha e Portugal carregavam a expectativa de ser um dos grandes jogos da Copa. De um lado os alemães com seu futebol envolvente, de outro Cristiano Ronaldo que poderia fazer de Portugal uma seleção favorita dentro do grupo.

Essa expectativa, porém, não se confirmou. Foi um jogo de uma seleção só: a Alemanha. No início o erro do goleiro português ao repor uma bola recuada que quase resultou no gol de Gotze indicava que Portugal não estava tranquilo. O resultado do jogo começou a ser construído quando o árbitro marcou pênalti do português João Ferreira no alemão Gotze. Aos 10 minutos do primeiro, após uma disputa de bola o atleta alemão caiu e o árbitro não teve dúvidas. Porém, o choque não foi suficiente para derrubar Gotze. Müller cobrou e colocou a Alemanha em vantagem.

Depois do gol a Alemanha dominou Portugal que conseguia avançar em jogadas isoladas. Seria o calor a grande dificuldade dos jogadores portugueses? A Alemanha que, teoricamente, deveria sofrer mais com o calor não se preocupou com essa questão e após cobrança de escanteio Hummels subiu de cabeça para fazer o segundo gol alemão.

Se a partida já estava difícil para os portugueses pelo fraco futebol apresentado e pelo quanto dependem de Cristiano Ronaldo, as coisas se complicaram quando Pepe disputou uma bola com Müller. Na disputa o jogador alemão reclamou que Pepe havia dado uma cotovelada, mas o árbitro considerou a jogada normal. Pepe, muito nervoso, encostou a cabeça em Müller para tirar satisfação. O jogador alemão se levantou e os dois começaram a se xingar. O árbitro não teve dúvidas e expulsou o jogador de Portugal, Pepe. Poderia ter dado cartão amarelo para ambos, afinal, os dois discutiram acintosamente.

A vitória seria confirmada ainda no final do primeiro tempo, novamente com Müller. Além da superioridade em campo, com um jogador a mais, os alemães também contaram com a sorte. O jogador português Bruno Alves foi tirar a bola de dentro da área, mas Müller conseguiu interceptar e, com muita sorte, a bola ficou na sua frente para fazer 3 a 0.

O cenário do jogo não se alterou no segundo tempo. A trombada entre Nani e Coentrão bem como as pífias cobranças de falta de Cristiano Ronaldo (que fez com que Neuer colocasse um ou dois jogadores na barreira) indicavam que o dia não era de Portugal. A Alemanha continuou com o seu mesmo jogo e, em vários momentos, poderia ter atacado mais a equipe portuguesa. Se o dia não era de CR7 e Cia., era o dia de Müller. Após um chute de Schürrle o goleiro Rui Patrício defendeu e amorteceu a bola para Müller fazer o seu terceiro gol na partida e o quarto de Portugal.

Alemanha 4 x 0 Portugal
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13h (horário de Brasília)
Público: 51.081 torcedores
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos SER)
Cartões amarelos: João Pereira (POR)
Cartões vermelhos: Pepe (POR)

GOLS
ALEMANHA: Thomas Muller, aos 11 e aos 46, e Hummels, aos 32 minutos do primeiro tempo; Thomas Muller, aos 33 minutos do segundo tempo

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels (Mustafi) e Howedes; Khedira, Lahm, Kroos, Ozil (Schurrle) e Gotze; Thomas Muller (Podolski) Técnico: Joachim Low

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Coentrão (André Almeida); Miguel Veloso (Ricardo Costa), Raúl Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Éder) Técnico: Paulo Bento

 

Galeria de imagens

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil