Morreram abraçados

Equipe Ludopédio 24 de June de 2014

O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, recebeu as seleções de Gana e Portugal para a última rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2014. As duas seleções precisavam vencer e ainda dependiam do resultado da partida entre as seleções de Estados Unidos e Alemanha para chegarem às oitavas de final da competição.

Portugal venceu a partida por 2 a 1, mas com resultado de 1 a 0 da Alemanha contra os EUA, o resultado não foi suficiente para a classificação portuguesa, que mesmo ficando com o mesmo número de pontos que os norte-americanos, foram desclassificados pelo critério do saldo de gols.

Mas o que serviu de consolo para os portugueses foi que Cristiano Ronaldo, sua maior estrela e eleito o melhor jogador do mundo em 2013 fez finalmente uma boa partida nesta Copa, marcando até um gol.

Os ganeses já entraram em campo com problemas internos. Os jogadores se envolveram em problemas de premiação e dois deles, Boateng e Muntari foram expulsos da delegação em razão da decorrência desses problemas.

O primeiro tempo começou com Portugal pressionando e Cristiano Ronaldo aparecendo. Logo aos 5 minutos o craque recebeu bola na direita e bateu direto para o gol. A bola explodiu no travessão de Dauda. Aos 17 minutos Cristiano Ronaldo perdeu outra grande chance após cabecear livre e exigir uma defesa no reflexo de Dauda.

Mas a insistência portuguesa deu certo aos 30 minutos, quando após cruzamento da esquerda de Miguel Veloso, o zagueiro Boye tentou tirar, pegou mal na bola, e jogou contra as próprias redes.

O segundo tempo começou com a seleção ganesa pressionando. E o gol de empate saiu aos 12 minutos quando Asamoah deu um belo cruzamento de três dedos e Gyan completou de cabeça para o fundo do gol.

A partir do empate a partida permaneceu equilibrada, com chances para as duas equipes. Até os 35 minutos, quando o goleiro Dauda falhou grotescamente e espalmou a bola nos pés de Cristiano Ronaldo, que desempatou a partida.

Até o final da partida os portugueses pressionaram, pois sabiam que precisavam fazer mais gols para obter a classificação. Mas o placar terminou mesmo em 2 a 1.

As duas seleções foram eliminadas da Copa e voltaram mais cedo para casa.

Portugal 2 x 1 Gana

Local: Estádio Nacional, em Brasília (DF)
Data: 26 de junho de 2014 (Quinta-feira)
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Nawaf Shukralla (Catar)
Assistentes: Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (ambos do Catar)
Cartões Amarelos: Afful, Waris Majeed, Jordan Ayew (Gana)
GOLS: PORTUGAL: John Boye, aos 30 minutos do primeiro tempo, contra para Portugal; Cristiano Ronaldo, aos 34 do segundo tempo.
GANA: Asamoah Gyan, aos 14 do segundo tempo, para Gana.

PORTUGAL: Beto (Eduardo); João Pereira (Varela), Pepe, Bruno Alves e Miguel Veloso; João Moutinho, William e R. Amorim; Nani, Éder (Vieirinha) e Cristiano Ronaldo
Técnico: Paulo Bento

GANA: Dauda; Afful, Boye, Mensah e K.Asamoah; Christian Atsu, Rabiu (Acqua); Badu, Andre Ayew (Wakaso), Waris (J. Ayew); Gyan
Técnico: James Appiah

Galeria de imagens

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil