Não existe mais bobo – e nem zebra – no futebol

Equipe Ludopédio 19 de June de 2014

Alemanha e Gana se enfrentaram hoje, às 16hs no Castelão, em Fortaleza. A primeira em situação confortável depois de golear Portugal, já a segunda precisava da vitória para continuar a sonhar com uma possível classificação para as oitavas-de-final. Como pano de fundo, ainda tínhamos a presença dos irmãos Boateng e a polêmica que envolveu Kevin-Prince após uma duríssima entrada em Ballack e que acabou tirando o craque alemão da Copa da África de 2010.

Talvez pelo calor ou pelo excesso de cautela, o jogo começou lento, com as duas equipes se estudando. A Alemanha, confortável com a sua situação do grupo G, demorou um pouco mais para se habituar ao jogo, e buscou utilizar da sua superioridade técnica para chegar à meta adversária. Embora tenha conseguido chegar ao campo de ataque com alguma consistência, encontram dificuldade de finalizar e abrir o placar.

Mas Gana, a quem só interessava a vitória, não se mostrou conformada em apenas se defender e criou uma boa chance de marcar logo na sua primeira subida ao ataque. Logo em seguida, Atsu em contra-ataque da seleção africana, arriscou um belo chute de fora da área, garantindo que Gana não veio à Copa apenas a passeio e que não estavam dispostos a ocupar o papel de coadjuvante no grupo. Com forte marcação e subidas constantes ao ataque, criou boas chances de gol e enfrentava os alemães em pé de igualdade. Aos 32. Muntari chuta perigosamente de longa distância e Neuer fez uma bela defesa, garantindo o empate.

O segundo tempo começou com uma Alemanha mais arisca que, em uma cabeçada de Göetz após um cruzamento da direita, abriu o placar aos 6 minutos do segundo tempo. O que aparentemente mudaria a configuração do jogo durou muito pouco. Em lance idêntico, o mesmo cruzamento da direita  seguido de uma cabeçada, a seleção de Gana empata o jogo logo em seguida, com André Ayew, aos 9 minutos – 1 x 1. Mas a reação africana não parou por aí. Em uma bela roubada de bola no meio de campo, e ótima enfiada para Asamoah Gyan, Gana vira o jogo e obrigou a Alemanha a correr atrás do prejuízo.

O jogo ficou eletrizante e Klose, que havia acabado de entrar na partida, arremata – muito bem colocado – uma bola espirrada após uma cobrança de escanteio na área da seleção africana, empatando novamente o jogo – 2 x 2. Com inúmeras chances de gol de ambos os lados, Gana continuou enfrentado a Alemanha em pé de igualdade até o final da partida. É, amigos, como diz o senso comum – não existe mais bobo, e nem zebra, no futebol.

 

FICHA TÉCNICA
Alemanha 2 x 2 Gana

Copa do Mundo da FIFA -Segunda rodada -Grupo G
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e Hora: 21 de junho de 2014, sábado, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA) auxiliado por Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Gols: Gotze aos 6 min do 2T (ALE), André Ayew aos 9 min do 2T (GAN), Asamoah Gyan aos 17 min do 2T (GAN), Klose aos 25 min do 2T (ALE)

ALEMANHA: Neuer; Boateng (Mustafi), Hummels, Mertesacker e Hoewedes; Lahn, Khedira (Schweinsteiger), Kroos e Ozil; Goetze (Klose) e Muller.
Técnico: Joachim Low

GANA: Dauda; John Boye, Mensah e Kwadwo Asamoah; Afful, Rabiu (Badu), Muntari e André Ayew; Boateng (Jordan Ayew), Asamoah Gyan e Atsu (Wakaso).
Técnico: Kwesi Appiah

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!
Veja também:
  • 14/07/2018

    França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 13/07/2018

    Bélgica vence Inglaterra e é a terceira colocada da Copa do Mundo 2018

    Marcelo Brandão/Agência Brasil
  • 31/12/1969

    Croácia vence Inglaterra na prorrogação e está na final da Copa

    Marcelo Brandão/Agência Brasil