Museu

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Infográfico

Croácia na Copa de 2014

Fotógrafo: Portal da Copa

Mesmo com um jogador a menos desde os 37 minutos do primeiro tempo, a Croácia conseguiu uma vitória por 2 x 0 sobre a Islândia, em Zagreb, e se classificou para a Copa do Mundo de 2014. Como a partida de ida do confronto válido pela repescagem das Eliminatórias Europeias terminou 0 x 0, na casa dos islandeses, os croatas precisavam apenas de uma vitória simples para garantir a vaga.

Empurrados pela torcida, os jogadores croatas foram para cima dos islandeses desde o começo do jogo. Depois de muita pressão, a Croácia abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo. Após a cobrança do quinto escanteio a favor dos croatas na partida, a bola sobrou para Mandzukic, que apenas teve o trabalho de empurrá-la para o gol.

Dez minutos depois de marcar, Mandzukic deu uma entrada violenta em Gudmundsson e foi expulso pelo árbitro holandês Bjorn Kuipers. Mas a Croácia ampliou o placar no início do segundo tempo. Kovacic fez boa jogada pelo meio e tocou na direita para o capitão Darijo Srna finalizar e fazer 2 x 0 a um minuto da segunda etapa.

Com a vitória, a Croácia se classificou para a quarta Copa de sua história. A última vez que os croatas participaram do Mundial foi em 2006, na Alemanha. Em 1998, a equipe conquistou sua melhor colocação, o terceiro lugar. O atacante croata Davor Suker terminou aquele Mundial como artilheiro, tendo marcado seis gols durante o torneio.

Além do atacante Mario Mandzukic, que joga no Bayern de Munique, a seleção croata comandada pelo técnico Igor Stimac tem outros jogadores que se destacam, como os meias Luka Modric, do Real Madrid, e Mateo Kovacic, da Inter de Milão. O atacante Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata, também fez parte do grupo que jogou as Eliminatórias Europeias. No ranking da FIFA de outubro de 2013, a Croácia aparece na 18ª posição.

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A