Museu

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Infográfico

Grécia na Copa de 2014

Fotógrafo: Portal da Copa

A Grécia é a primeira seleção a se classificar pela repescagem das Eliminatórias da Europa, após ficar no 1 x 1 com a Romênia, em Bucareste. O empate deu aos gregos o direito de disputar o terceiro mundial da história e o segundo consecutivo (1994, 2010 e 2014), já que na partida de ida a equipe havia vencido por 3 x 1.

Campeã da Eurocopa de 2004, a Grécia segurou o ímpeto inicial dos romenos, que empurrados pela torcida pressionaram com cruzamentos na área. No entanto, aos 22 minutos do primeiro tempo, o atacante Mitroglou, que já havia anotado dois tentos na partida de ida, recebeu sozinho por trás da defesa adversária e tocou por baixo do goleiro para abrir o placar. A Romênia sentiu o golpe e ameaçou pouco os gregos, que tocavam a bola para gastar o tempo.

O jogo ficou mais interessante somente aos nove minutos do segundo tempo, quando o lateral grego, Torosidis, fez um gol contra. Depois de tentar afastar a bola junto a um companheiro, ele empurrou para as próprias redes. A partir daí, os romenos tentaram a vitória com chutes de longe e cruzamentos, mas nada que pudesse colocar em risco a classificação da Grécia.

Campanha
Os gregos foram para a repescagem após ficarem em segundo no grupo G, mesmo empatados em números de pontos com a Bósnia-Herzegovina, a Grécia não obteve a classificação direta pelos critérios de desempate. Contando com os confrontos contra a Romênia, a equipe mediterrânea venceu nove partidas, empatou duas e perdeu apenas uma.

Em 2014, a Grécia tentará uma campanha melhor que nas participações anteriores, quando não passou da fase de grupos. Na primeira vez que foi a uma Copa, foram três derrotas, sendo duas por goleada. Na segunda vez, duas derrotas e uma vitória. Por coincidência, na última edição do mundial, os gregos caíram na mesma chave que Nigéria e Argentina, como em 1994.

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A