Museu

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Infográfico

Locais de Treinamento das seleções na Copa de 2014

Fotógrafo: Portal da Copa

As 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014 definiram os locais em que ficarão hospedadas e que treinarão antes e durante a competição. A FIFA divulgou nesta sexta-feira (31.01), a lista dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) escolhidos pelas federações nacionais. Ao todo, 26 cidades, em nove estados diferentes, abrigarão as equipes. As opções coincidem com o objetivo do governo federal de nacionalizar a competição.

São Paulo (região Sudeste) será o estado que receberá o maior número de equipes, 15 no total, seguido pelo Rio de Janeiro, com quatro seleções. Bahia (Nordeste) e Minas Gerais (Sudeste) terão três, enquanto Paraná e o Espírito Santo foram escolhidos por duas federações cada. Alagoas, Rio Grande do Sul e Sergipe terão uma equipe em suas instalações.

A FIFA elaborou um catálogo, no qual elencou 83 centros (que incluem hotel e campo de treinamento) para as federações escolherem onde fixar suas bases durante o Mundial. Após o sorteio final da Copa do Mundo de 2014, no dia 06 de dezembro, as 31 delegações estrangeiras iniciaram uma série de visitas por estes locais.

As exceções serão o Brasil (país-sede), que ficará na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e a Alemanha, que utilizará um complexo em Santa Cruz de Cabrália (BA) - centros que não estavam na lista da FIFA.

Além dos alemães, a Bahia (localizada na região Nordeste) terá a Suíça em Porto Seguro e a Croácia na Praia do Forte, no município de Mata de São João. Ainda no Nordeste, Sergipe receberá a Grécia, enquanto Alagoas hospedará Gana.

A região Sul contará com as presenças da atual campeã mundial, a Espanha, que optou pelo CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense, em Curitiba (Paraná); a Coreia do Sul, que fixará base em Foz do Iguaçu (Paraná), e o Equador, que escolheu o CT de Viamão, no Rio Grande do Sul.

Além da Seleção Brasileira, o estado Rio de Janeiro terá a Itália, em Mangaratiba, e Inglaterra e Holanda, na capital Rio de Janeiro. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, receberá o Chile que optou pela Toca da Raposa II, centro do Cruzeiro. A Argentina, que escolheu a Cidade do Galo, centro do Atlético Mineiro, ficará em Vespasiano, na região metropolitana de BH. O estado também receberá o Uruguai, que escolheu a cidade de Sete Lagoas como base de treinamentos. Ainda na região Sudeste, o Espírito Santo abrigará Austrália e Camarões.

No estado de São Paulo estarão os Estados Unidos, que ficarão na cidade de São Paulo; México e Costa Rica que ficarão em Santos; Honduras em Porto Feliz; França em Ribeirão Preto; Irã em Guarulhos; Portugal e Nigéria em Campinas; Bósnia e Herzegovina em Guarujá; Costa do Marfim em Águas de Lindóia; Bélgica em Mogi das Cruzes; Colômbia em Cotia; Argélia em Sorocaba; e, por fim, Rússia e Japão fixarão bases em Itu.

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, os técnicos das 32 equipes do Mundial participarão de um workshop, em Florianópolis, sobre a organização da disputa, o que inclui a apresentação das operações de transporte e acomodação nos locais de treinos.

 

Confira a lista por continente

América do Sul

Argentina – Vespasiano (MG)
Brasil – Teresópolis (RJ)
Chile – Belo Horizonte (MG)
Colômbia – Cotia (SP)
Equador – Viamão (RS)
Uruguai – Sete Lagoas (MG)

América do Norte, Central e Caribe

Costa Rica – Santos (SP)
Estados Unidos – São Paulo (SP)
Honduras – Porto Feliz (SP)
México – Santos (SP)

Europa

Alemanha – Santa de Cruz de Cabrália (BA)
Bélgica – Mogi das Cruzes (SP)
Bósnia e Herzegovina – Guarujá (SP)
Croácia – Mata de São João (BA)
Espanha – Curitiba (PR)
França – Ribeirão Preto (SP)
Grécia – Aracaju (SE)
Holanda – Rio de Janeiro (RJ)
Inglaterra – Rio de Janeiro (RJ)
Itália – Mangaratiba (RJ)
Portugal – Campinas (SP)
Rússia – Itu (SP)
Suíça – Porto Seguro (BA)

Ásia

Austrália – Vitória (ES)
Coreia do Sul – Foz do Iguaçu (PR)
Irã – Guarulhos (SP)
Japão – Itu (SP)

África

Argélia – Sorocaba (SP)
Camarões – Vitória (ES)
Costa do Marfim – Águas de Lindoia (SP)
Gana – Maceió (AL)
Nigéria – Campinas (SP)

 

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A