Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea

Grupos de Pesquisa

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Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea

Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea

Sobre o Núcleo
Pequeno histórico

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea surgiu em 2000 a partir de do projeto de pesquisa Aspectos da educação do corpo em ambientes educacionais (FUNPESQUISA/Prática de Ensino), composto por um pequeno grupo de professores, bolsistas de estágio de monitoria e voluntários.

A partir de 2001 o grupo ampliou-se e passou a contar, paulatinamente, com bolsistas de de todos os níveis (do PIBIC-Ensino Médio ao pós-doutorado e à produtividade em pesquisa), grupos de estudo, organização de seminários, organização de livros e periódicos (e edição destes), movimento de agregação de pesquisadores e estudantes, ações conjuntas com outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. A partir de 2004 o Núcleo tem sido contemplado com importantes financiamentos, principalmente do CNPq e da FAPESC.

Apresentação do Núcleo

O Núcleo organiza em torno de projetos de pesquisa que priorizam a abordagem de questões teóricas e empíricas relacionadas à sociedade contemporânea, em especial à Educação, entendida de forma ampla e como campo interdisciplinar. Um dos focos centrais de investigação se relaciona aos “outros da razão”, questões teóricas e experiências culturais e históricas que se estruturam em torno do corpo, da infância, do feminino, da monstruosidade, do conceito de natureza, da animalidade. A interface teórica que dá consistência a tal esforço está representada, em grande medida, mas não exclusivamente, pela Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt. Temos desenvolvido investigações em diversos planos, interagindo de diferentes formas, tanto com os objetos de conhecimento quanto com pesquisadores em várias áreas e estágios de formação. Contamos com pesquisadores e bolsistas de PIBIC-EM, extensão, estágio, iniciação científica, apoio técnico à pesquisa, mestrado, doutorado, pós-doutorado, produtividade em pesquisa, monitoria e extensão. O Núcleo, que também se coloca como sede do GEP Teoria Crítica e Educação, abriga membros de várias universidades, inclusive do exterior, com atividades principalmente na UFSC (CED e CDS), mas com sede também na UNISUL, desenvolvendo trabalhos conjuntos com grupos da UFES, UNICAMP, UFPR, UFMG, UNESP-Marília, UNIMEP, Universidade de La Plata (Argentina), Universidade de Antioquia (Colômbia), Leibniz Universität Hannover, Universität Frankfurt, Universidade de Paris 8, CSIC (Espanha), Universidad de La Republica (Uruguai), CSIC (Uruguai), além de grupos da própria UFSC (CED, CDS e CFH). O Núcleo tem desenvolvido atividades junto a entidades científicas, em especial ANPED, ANPOCS, SBPC, CBCE e ABA. Os impactos se colocam em diferentes planos: publicações, atuação em programas de pós-graduação; pesquisas teóricas e empíricas, muitas vezes combinadas; formação inicial e continuada; organização de seminários; desenvolvimento de metodologias de ensino; investigação sobre as potencialidades da Teoria Crítica nas Humanidades, em especial no campo Educacional. 

 
 
 
 

Integrantes do grupo de pesquisa

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