Passes e Impasses #1 O direito de torcer

Passes & Impasses 1

O tema do nosso primeiro episódio é “O direito de torcer”. Com apresentação de Filipe Mostaro e Marina Mantuano, recebemos no nosso estúdio Nicolas Cabrera, doutor em Antropologia pela Universidade Nacional de Córdoba, e Irlan Simões, doutorando em Comunicação, pesquisador do Leme, e idealizador do podcast “Na bancada”, Irlan Simões.

O podcast Passes e Impasses é uma produção do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) em parceria com o Laboratório de Áudio da UERJ (Audiolab). O objetivo do podcast é trazer uma opinião reflexiva sobre o esporte em todos os episódios, com uma leitura aprofundada sobre diferentes assuntos em voga no cenário esportivo nacional e internacional. Para isso, traremos sempre especialistas para debater conosco os tópicos de cada programa. Você ama esporte e quer acessar um conteúdo exclusivo, feito por quem realmente pesquisa o esporte? Então não deixe de ouvir o primeiro episódio do podcast Passes e Impasses.

 

Equipe

Coordenação Geral: Ronaldo Helal

Roteiro e Direção: Fausto Amaro e Filipe Mostaro

Produção: Marina Mantuano e Fausto Amaro

Edição de áudio: Leonardo Pereira (Audiolab)

Apresentação: Filipe Mostaro e Marina Mantuano

Convidados: Nicolas Cabrera e Irlan Simões

Filipe Mostaro

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM - Uerj com bolsa CAPES. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (2014). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC-RJ (2012). Foi bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A no projeto LEME (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte) - UERJ de 2014 a 2015. Pesquisador do Grupo Esporte e Cultura da UERJ. Integra também o Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor do livro GARRINCHA X PELÉ: influência da mídia na carreira de um jogador (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação com ênfase em Rádio, TV, Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo, representações, narrativas midiáticas e identidade nacional.

Nicolas Cabrera

Nicolás Cabrera é doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e bacharel em Sociologia pela Universidade Nacional de Villa Maria (UNVM). Atualmente é bolsista pós-doutorado da FAPERJ/CNPq no Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) sob a orientação do Ronaldo Helal. Pesquisa temáticas ligadas à violência, segurança e esporte na América Latina.Tem publicado os livros “Que la cuenten como quieran: pelear, viajar y alentar en una barra del fútbol argentino” (Prometeo, 2021); “Uno hace lo que puede, ¿no? Visualidades en tiempos de pandemia” (2021); “No me olvides II: Historias de vida de inmigrantes” (2011). Também colaborou em diversos capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais. Além das suas atividades acadêmicas, trabalha com o jornalismo, a crônica e a fotografia.

Irlan Simões da C. Santos

Jornalista e pesquisador do futebol. Doutorando em Comunicação (PPGCom/UERJ). Autor do livro "Clientes versus Rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno".  

Ouça também:
  • 22 de abril de 2024

    Passes e Impasses #64 Copa do Mundo de 1974: o muro, o revolucionário e o imperador

    Celso Unzelte, Gustavo Fernandes, Breno França
  • 4 de abril de 2024

    A FIFA e as guerras – Copa Além da Copa #71

    Copa Além da Copa
  • 3 de abril de 2024

    Debate com a comissão organizadora

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli, Marina de Mattos Dantas, Natália Silva, Taiane Anhanha Lima