Filiação Esportiva em Profundidade: Uma investigação sobre o Sócio Torcedor

Em meados da década de 1990, havia bem menos textos acadêmicos do que hoje em dia sobre futebol. Isso mostra, de certa forma, uma consolidação e aumento da importância do campo de pesquisa dentro da academia e fora dele nos mais diferentes campos do saber. No episódio de hoje vamos entender como funciona um Survey com dois pesquisadores da FGV. O foco são os torcedores dos quatro grandes do Rio. Afinal, se os espaços físicos onde se habituaram a gritar gol vem diminuindo de tamanho com as novas arenas, os ingressos ficando mais caros, horários que atendem a demanda da grade da tv a cabo e não do torcedor vão construindo, entre resistência e paixão clubística, em novos modos de torcer.

Diante de um cenário em transição, o que agrada e desagrada esse torcedor? Como eles se distinguem? Com que frequência ele vai ao estádio/arena? E qual a importância desses estudos? Essas são algumas das perguntas feitas ao longo do episódio de hoje. Os nossos convidados, pesquisadores da FGV, Philippe Guedon e Jimmy Medeiros vieram ao nosso podcast apresentar como funcionam esses estudos qualitativos e também quantitativos, abordaram algumas amostragens e questionamentos feito ao longo da pesquisa de campo. Venham com a gente nesse bate-papo descontraído sobre método nas Ciências sociais, torcidas, futebol e boas histórias pessoais.

Curtiu o nosso trabalho?

Tem interesse em participar do nosso podcast apresentando sua pesquisa? É simples, basta enviar um email para Pesquisa Esporte Clube se apresentando e contando um pouco da sua pesquisa.

Todos os comentários são bem vindos e nossas redes sociais também são espaços de debates e troca de ideias.

Siga o PEC

Twitter

Instagram

Ficha Técnica

Locutores: Gabriel EstrellaLucas PetitdemangeMarcelo Viana

Edição e Produção Fonográfica: Lucas Petitdemange (@lucaspetitdemange)

Vinheta e áudios: Miguel Travassos (@travassosmig)

Gabriel Estrella D'Ávila

Gabriel foi uma criança peculiar. Era o único da sala que não queria ser jogador de futebol, queria mesmo era ser técnico. Frustrado (será?) decidiu formar-se Historiador pela UFF e atualmente cursa o mestrado na mesma universidade. Sua paixão, contudo nunca o deixou e fez do estudo do futebol sua profissão.Associando futebol, elites e profissionalização, tenta fazer uma tabelinha entre esses termos ao longo de seus estudos, esperando alçar voos maiores em sua carreira.

Lucas Petitdemange

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisas sobre futebol e refúgio e sobre a história do futebol no Brasil

Marcelo Viana Araujo Filho

Graduado em licenciatura em História junto a UFF, entre 2015 e 2019. Foi beneficiado com a experiência de estágio PIBID UFF no colégio Manoel de Abreu,  em 2017. Bolsista PIBIC CNPq (CAPES), sob orientação de Laura Antunes Maciel, entre 2018 e 2019. Torcedor de arquibancada (sempre em pé e cantando) do tricolor das laranjeiras e um herdeiro dos ensinamentos do original mendigo do bom futebol, o Eduardo Galeano. Atualmente, mestrando  em Contemporânea II em História, sob orientação de Lívia Gonçalves Magalhães. O projeto que está em desenvolvimento, visa compreender como se deu o processo de profissionalização do Bangu Athletic Club através da Imprensa (1910 -1933).
Ouça também:
  • 24 de maio de 2021

    Futebol Suburbano com Bruna Barenco e Aira Bonfim

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho
  • 3 de maio de 2021

    Futebol (e narcotráfico) na Colômbia com Eduardo Gomes

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho
  • 26 de abril de 2021

    Futebol e Identidade Nacional Colombiana com Eduardo Gomes

    Gabriel Estrella D'Ávila, Lucas Petitdemange, Marcelo Viana Araujo Filho