Grupos de Pesquisa

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme)

Sobre a Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme)

A Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme) surgiu em agosto de 2020 com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores nordestinos vinculados a programas de graduação e pós-graduação de universidades do Nordeste que estudam questões ligadas ao esporte e sua repercussão na mídia, a partir da Comunicação & áreas afins dentro das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A criação da ReNEme surgiu a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadoras(es) do Nordeste visando a articulação para trocar ideias e realização de debates visando a qualificação de seus estudos e a formação de parcerias para publicações em conjunto. O coletivo também objetiva promover um intercâmbio e divulgação científica dos trabalhos que desenvolvem entre os participantes da Rede, além de incentivar o surgimento de novas pesquisas e pesquisadores interessados em estudar temas ligados a Mídia e Esporte. Atualmente, a ReNEme conta com representação de discentes e docentes vinculados a universidades públicas dos nove estados do Nordeste.

Os integrantes da Reneme participam de forma regular de congressos e eventos que discutem questões ligadas à Comunicação e Esporte, além de contribuírem com a produção de artigos científicos sobre esse campo de estudos, de maneira individual ou em parceria entre os integrantes da Rede. A Reneme conta ainda, desde o início do segundo semestre de 2020, com um espaço para publicação de colunas no Ludopédio, maior portal de divulgação científica de futebol da América Latina, com dezenas de textos já publicados, por diferentes integrantes do coletivo. A Rede também já atuou como co-organizadora de eventos, como o “Encontro do Leme” sobre “O cenário da pesquisa em Comunicação e Esporte no Nordeste”, promovido pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Jornada Nordestina de Pós-Graduandas/os em Comunicação e Futebol, além de ter participado de lives mensais no Facebook do noticiário esportivo SóDérbi ao longo do ano de 2020.

Acompanhe a ReNEme:

– Site: Coletivo Reneme

– E-mail: [email protected]

– Instagram: @coletivoreneme

– Facebook: @coletivorenene

Formação atual da Reneme, por origem dos pesquisadores:

Paraíba: Ana Flávia Nóbrega, André Lucena, Dani Fechine, Edônio Alves, Geovanna Teixeira, Hévilla Wanderley, Iago Sarinho, Phelipe Caldas, Raniery Soares e Vitória Soares

Pernambuco: Daniel Leal, Emanuel Leite Júnior, Itamá do Nascimento, Soraya Barreto, Rodrigo Carrapatoso, Vinícius Lucena e Pedro Pachêco

Ceará: Bruno Balacó, Ingryd Melina, Nathan Pereira e Pedro Vasconcelos.

Maranhão: Rodrigo Reis

Piauí: Socorro Cruz e Amanda Mendes

Bahia: Emerson Esteves, Júlia Belas, Irlan Simões, Juliana Lisboa, Natália Silva e Marcos Paulo

Sergipe: Eduardo Costa

Alagoas: Anderson Santos e Lídia Ramires

Rio Grande do Norte: Lívia Cirne

Integrantes do grupo de pesquisa

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A