Este vídeo educativo homenageia o objeto mais importante do esporte futebol e elege o modelo Telstar por ter a façanha de transcender barreiras históricas e culturais ao se tornar um ícone presente no imaginário popular. Seu nome é uma referência ao satélite de telecomunicação que leva o mesmo nome, lançado em 1962, tendo esse fato histórico representado no vídeo como o “pontapé inicial”. O vídeo explora a relação entre a icônica bola Telstar, a primeira bola da Copa do Mundo de 1970, com a vida e o movimento da cidade. Tendo esse objeto como fio condutor, o vídeo percorre alguns pontos da cidade de São Paulo onde o futebol e a bola estejam representados em diferentes manifestações artísticas, assim como também estão presentes na memória visual em diversas áreas além do esporte.

Ficha técnica:

Roteiro e pesquisa: Emerson Prata e Shirley Espejo

Apresentação: Diego Sales e Raphael Vasconcelos

Imagens: Wikicommons

Edição e produção: Kenji Higashi

Trilha: Illusions – Anno Domini Beats / Allegations of Investigations – Jesse Gallagher / Batuque Bom – Quincas Moreira

Apoio e agradecimentos: Associação Portuguesa de Desportos e Campo do Aliança

Museu do Futebol – Praça Charles Miller, S/N Estádio do Pacaembu São Paulo – (55) 11 3664-3848 [email protected]

Diego Sales

Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), pós-graduado em fisiologia do exercício e Gestão Técnica do Esporte pela Universidade do Futebol. Certificado em acessibilidade em Museus pelo IBRAM. Atua há mais de 10 anos com educação museal, mediações e pesquisas relacionadas ao esporte e cultura.

Emerson Prata

Especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação - SESC/SP. Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP. Trabalhador das Artes e da Cultura. Experiência no campo da mediação educativa em equipamentos culturais. Também desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos (desenhos, fotografias e videoartes) sobre futebol, identidade e sociedade. Atualmente, trabalha como Assistente de Formação e Conteúdo no núcleo Educativo do Museu do Futebol.

Kenji Higashi

Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com formação técnica em Audiovisual, Roteiro e Edição Cinematográfica, editando produções como a série “(Des)Encontros “dirigido por Rodrigo Bernardo da Chocolate Filmes, documentários “Eu quero ouvir Maria” e “Grajaú conta Dandara, Grajaú conta Zumbi” do Coletivo Sasso e como editor e produtor no canal do YouTube “A Esperança do Pedro Bandeira”.Oficineiro de audiovisual, atuou em mais de 144 cidades do interior de São Paulo pelo programa Pontos MIS.Atualmente como parte integrante da comunicação do Festival Entretodos.Educador do Museu do Futebol, São-paulino e entusiasta da seleção japonesa.Praticante do esporte, treinou na Academia de goleiros do Zetti “Fechando o Gol” e é um goleiro entusiasta da posição. Ajudou nas pesquisas e formação da exposição temporária sobre goleiros “Tempo de Reação” em 2021 no Museu do Futebol.

Raphael dos Santos Vasconcelos da Silva

Formado em Jornalismo. E apaixonado por futebol.Bola de futebol... é um utensílio semivivo, de reações próprias como bicho, e que, como bicho, é mister (mais que bicho, como mulher) usar com malícia e atenção dando aos pés astúcias de mãos.João Cabral de Melo Neto

Shirley Espejo

25 anos, arte educadora, oficineira e entusiasta do futebol
Veja também: