História do Esporte e das Práticas Corporais

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 12:00Local: XXVIII Simpósio Nacional de História

conteudoimagem_1414158428_1_1_Untitled-1

Inscrições abertas para o XXVIII Simpósio Nacional de História que terá o Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais.

Coordenadores: CORIOLANO PEREIRA DA ROCHA JUNIOR (Doutor(a) – UFBA), LUIZ CARLOS RIBEIRO (Pós-doutor(a) – Universidade federal do Paraná)

ST 065: História do Esporte e das Práticas Corporais

Resumo:
O avanço da produção acadêmica nacional e internacional estimulou o aumento dos debates, estudos, fontes e metodologias que tratam da articulação entre os esportes e as práticas corporais, com as peculiaridades e especificidades do local, bem como a sua relação com o global. Tais transformações, ocorridas em diferentes áreas do conhecimento, adentraram no campo historiográfico e abriram as suas fronteiras para a análise de novos objetos históricos, tornando possível o primeiro Simpósio de Esportes da ANPUH, no ano de 2003, em João Pessoa, iniciando uma sequência de eventos que tem possibilitado a troca de ideias e experiências de pesquisa entre historiadores, que têm o esporte como objeto de investigação. O esporte é entendido aqui como uma manifestação cultural com sentido amplo: prática institucionalizada nas escolas, atividade de lazer, ou ainda como técnica complexa de movimentos que visam o rendimento, apreciada por um público consumidor considerável. No Brasil, ainda que existam estudos desde o século XIX, a pesquisa em história do esporte é um campo recente de investigação. Mesmo que o fenômeno esportivo não tenha escapado ao olhar atento de teóricos brasileiros no decorrer do século XX, somente nas duas últimas décadas começaram a crescer quantitativa e qualitativamente tais pesquisas, bem como a adquirir maior organicidade e reconhecimento científico. A complexidade do campo esportivo e a aderência da população global despertaram o interesse de pesquisadores, que vislumbram em tais práticas, a possibilidade de ampliar a compreensão de contextos sociais complexos. Hoje, o tema encontra-se disseminado em programas de pós-graduação de áreas como: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação Física e História. Destaca-se, sobretudo na última década, a criação de laboratórios em universidades de São Paulo, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, o que potencializou a publicação de livros, capítulos e artigos em periódicos. Nesse sentido, apontamos a pertinência de inserção de um simpósio que trabalhe com a perspectiva de utilizar o esporte como uma chave para compreender, interpretar e/ou explicar cenários culturais, políticos, econômicos e sociais, inclusive no Brasil, que acabou de sediar uma Copa do Mundo e se prepara para receber os Jogos Olímpicos (2016).

Justificativa:
O esporte é uma das manifestações culturais mais importantes dos últimos séculos. Tendo sua configuração articulada com outras dimensões sociais, econômicas e políticas, torna-se importante ferramenta na construção de representações de processos identitários regionais, de classe, de gênero, de etnia e de nação. Desde meados do século XIX, o esporte tem sido um elemento na construção de culturas políticas vinculadas à ideia de identidade nacional. Muitos dos indivíduos que atuaram na construção e legitimação da cultura e identidade(s) nacional(is) usaram as práticas esportivas como referência simbólica. Fosse no campo político partidário, no meio empresarial, no aparelho do Estado ou na imprensa (com destaque para a crônica), a discussão sobre o significado social do esporte foi, ao mesmo tempo, fundamental e profundamente tensionada, na medida em que nunca existiu um projeto único de unidade nacional. No Brasil, isso fica acentuado pela costumeira presença do futebol em nossa formação cultural. Com raras exceções, os próprios intelectuais que debateram a respeito da significância do futebol na cultura brasileira, oscilaram entre um discurso racionalizado e outro apaixonado, na tentativa de compreender a prática competitiva enquanto fenômeno já abrasileirado. Também vale ressaltar que a realização recente dos Jogos Pan-Americanos de 2007, da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e a organização dos Jogos Olímpicos de 2016, aumentam a visibilidade da temática para o público em geral, tanto no Brasil quanto no exterior, reforçando consequentemente a necessidade e a importância de iniciativas que permitam discutir, compreender, interpretar, explicar tais fenômenos por caminhos e perspectivas distintas daquelas presentes no senso comum e/ou na cobertura realizada pelos meios de comunicação. O aumento do interesse e da produção avança na medida em que o esporte amplia sua representatividade, tornando-se significativo, para estudos mais amplos do contexto das sociedades, articulados com dimensões que buscam dar significado à compreensão das dinâmicas sociais. Por tais motivos e pelos excelentes resultados obtidos nos encontros nacionais anteriores, bem como em diversos encontros regionais da ANPUH, crê-se ser importante à manutenção desse espaço para os pesquisadores interessados na temática. Ligada a um campo de investigação interdisciplinar, os Estudos do Esporte, a “História do Esporte” busca na interface disciplinar a consolidação de seu objeto, uma ampliação do já desenvolvido e também de diálogo com outras frentes de pesquisa, com a pretensão de afirmar o campo de produção científica da história do esporte e das práticas corporais, ampliando espaços de construções teóricas para pesquisadores, numa perspectiva multidisciplinar, além de estimular a convivência e o intercâmbio entre intelectuais.
Bibliografia: BOOTH, Douglas. The Field: Truth and fiction in sport history. London: Routledge, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 136-163.
ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.
FREITAS JUNIOR, Miguel Archanjo de; CAPRARO, André Mendes (org.). Passe de letra: crônica esportiva e sociedade brasileira. Ponta Grossa, PR: Ed. Vila Velha, 2012. (Coleção Futebol e Sociedade)
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do Futebol – dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
HOLT, Richard. Sport and the British: A modern History. Oxford: Oxford University Press, 1989.
LUCENA, Ricardo. O esporte na cidade. Campinas: Autores Associados, 2001.
MELO, Victor Andrade de; FORTES, Rafael. História do esporte: panorama e perspectivas. Fronteiras, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul.-dez. 2010.
MELO, Victor Andrade de (org). Os sports e as cidades brasileiras: transição dos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
MELO, Victor Andrade de. História comparada do esporte. Rio de Janeiro: Shape, 2007.
PHILLIPS, Murray (org.). Desconstructing sport history. Nova Iorque: State University of New York Press, 2006.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
PRIORE, Mary del; MELO, Victor Andrade de (Org.). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: Unesp, 2009.
VIGARELLO, Georges. O tempo do desporto. In: CORBIN, Alain (org.). História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001, p. 229-262.

Inscrições

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha