Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Mato Grosso, no Programa de Pós Graduação em nível de Mestrado em Educação na linha dos Movimentos Sociais, Educação Popular e Políticas Públicas na temática Educação e Povos Indígenas. A pesquisa traz para o debate o esporte, a educação e as políticas públicas de esporte e lazer indígena, vinculadas a prática do futebol, como prática social presente no povo Munduruku no município de Juara, Aldeia Nova Munduruku, localizada na Terra Indígena Apiaká/Kayabi. Tem o objetivo de apresentar o futebol como instrumento mediador e estratégico do jogo manifestado no campo da educação intercultural em contexto interétnico de Mato Grosso. O futebol neste contexto assume contorno de um jogo compreendido dentro e fora desse contexto interétnico, onde os indígenas também convivem com os munícipes que vivem na região rural e urbana de Juara. Prática marcada pela corporeidade Munduruku no jogar bola com os parentes e que passa pela ludicidade e continua sua trajetória até a forma institucionalizada, no futebol que se dá no campeonato oficial, institucionalizado. Para compreensão do futebol como prática social desses sujeitos, é aplicada a análise qualitativa dos dados que se pautou em documentos, entrevistas com os participantes e na observação do outro, o corpo Munduruku em movimento. Adotamos a interpretatividade como recursos de leitura significativa por meio da etnografia por melhor descrever o ambiente estudado, tendo as referenciais das ciências humanas, da educação e da educação física a fim de tecer a compreensão do que foi pensado, visto e vivido no contexto intercultural com os indígenas com os quais a pesquisa se consolidou.