Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O futebol (não) será televisionado

Panorama das transmissões do futebol no Brasil
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

186

Arquivos

Resumo

A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM – UFF) apresenta o panorama e os aspectos históricos socioculturais do futebol e os mass medias no Brasil. Observamos inicialmente a introdução do esporte (futebol) no país até sua consolidação enquanto um fenômeno sociocultural e político, além das relações que tangenciaram seu fomento enquanto elemento cultural para a formação de uma identidade nacional. Identificamos uma “complexa teia” de disputas entre os agentes do campo esportivo: empresas, clubes, entidades paraestatais e até o governo, em uma reconfiguração do futebol midiatizado enquanto um programa midiático convergente com a Indústria Cultural. Assim, o programa futebol torna-se uma moeda valiosa para as operações das empresas do ramo de comunicação na convergência com as indústrias culturais. Por isso, apresentamos o contexto historial da modificação do futebol enquanto um elemento relacionado aos bens culturais do país, substituído na contemporaneidade, enquanto “produtos” de bens de consumo. Apontamos essa modificação ao investigar o cenário de “exclusividade dos direitos de transmissões” durante as Copas do Mundo e do Campeonato Brasileiro. Em especial, investigamos a edição do Campeonato Brasileiro de 2019 no qual houve o rompimento do monopólio instituído pelo Grupo Globo desde o final dos anos de 1980. A globalização do futebol influenciado pela economia capitalista somada a ampliação das plataformas de transmissão esportivas estimularam um novo cenário competitivo entre os conglomerados midiáticos na busca pela exclusividade dos direitos de transmissão das competições esportivas. Essa relação apresenta inúmeras consequências, uma delas é: a não transmissão de partidas de futebol no país. Diante do cenário de invisibilidade das partidas transmitidas, analisamos o contexto da estatização das transmissões esportivas do Campeonato Argentino, consolidado após a promulgação da Ley de Medios (2009). Uma breve apreciação do caso argentino possibilita novos horizontes em busca de estratégias democráticas e enraizadas nos princípios dos Direitos Humanos (ONU) na tentativa de diminuir o oligopólio midiático esportivo constituído na América Latina ao longo dos anos, em específico nesta pesquisa, no Brasil.

Palavras-Chave: Radiodifusão. Mass Medias. Futebol. Brasil. Argentina.

Abstract

The research developed in Postgraduate Program in Communication of the Fluminense Federal University (PPGCOM – UFF) presents the panorama and the sociocultural historical aspects of football and the mass medias on Brazil. Initially, we observe the introduction of the sport (football) in the country until its consolidation as a sociocultural and political phenomenon, beyond the relations that have influenced its development as a cultural element for the formation of a national identity. We’ve identified a “complexweb” of disputes between the agents of the sport, companies, clubs, parastatal entities and even government in a reconfiguration of mediatized football as a media program in convergence with the Cultural Industry. This way, the football program becomes a valuable currency to the operations of communication companies converging with the cultural industries. Therefore, we present the historical context of football’s modification as an element related to the country’s cultural assets, substituted in contemporaneity as “products” of consumer goods. We point out this modification by investigating the scenary of “exclusivity in broadcasting rights” during World Cups and Campeonato Brasileiro (brazilian national championship). In particular, we’ve investigated the 2019 edition of Campeonato Brasileiro, in which the monopoly established by Globo Group since the late 80s was broken. Football’s globalization influenced by capitalist economy added to the enlargement of sportive broadcasting platforms stimulated a new competitive scenary between media conglomerates searching for exclusivity in broadcasting rights of sportive competitions. This relation presents many consequences, one of them is: the nontransmission of football matches in the country. Facing the scenary of invisibility of broadcasted matches, we’ve analyzed the context of statization of sportive broadcasts of Campeonato Argentino, consolidated after the promulgation of Ley de Medios (2009). A brief appreciation of Argentine case enables new horizons in search of democratic strategies and rooted in the principles of Human Rights (UN) in an attempt to reduce the sportive media oligopoly constituted in Latin America through the years, specifically in this research, in Brazil.

Keywords: Broadcasting. Mass Medias. Football. Brazil. Argentina.

Sumário

INTRODUÇÃO, 13

CAPÍTULO 01: FUTEBOL, MÍDIA E GOVERNO: IDENTIDADE NACIONAL NA INDÚSTRIA CULTURAL, 26
1.1 LINHA DO TEMPO: DAS ORIGENS AO “FUTEBOL MODERNO” E SUA CHEGADA AO BRASIL, 26
1.1.1. O FUTEBOL NO BRASIL: OS MISSIONÁRIOS E AS LINHAS DE TRENS, 30
1.2 AMADORISMO VERSUS PROFISSIONALISMO: IDENTIDADE NACIONAL NO FOOT-BALL MULATO E FUTEBOL-ARTE, 34
1.3 GOVERNO E MÍDIA: FUTEBOL E CULTURA, 48

CAPÍTULO 02: O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL: RÁDIO E A TELEVISÃO TRANSMITINDO O FUTEBOL E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E POLÍTICOS, 60
2.1. AS PRIMEIRAS ONDAS DO FUTEBOL NO MUNDO: O RÁDIO, 60
2.1.1. AS PRIMEIRAS ONDAS DO RÁDIO BRASILEIRO, 63
2.1.2. TRANSMISSÕES ESPORTIVAS: O FUTEBOL NO RÁDIO, 65
2.2. AS PRIMEIRAS ANTENAS DO FUTEBOL PELO MUNDO: TELEVISÃO, 78
2.2.1. AS PRIMEIRAS ANTENAS DA TELEVISÃO BRASILEIRA, 80
2.3. TRANSMISSÕES ESPORTIVAS: O FUTEBOL NA TELEVISÃO, 84

CAPÍTULO 03: TRANSMISSÕES ESPORTIVAS E SEUS “DONOS”: O CASO DO CAMPEONATO BRASILEIRO LUZ O CASO ARGENTINO, 111
3.1 FUTEBOL, UM “PRODUTO CULTURAL”: PRODUÇÃO E CONSUMO, 112
3.2 FUTEBOL, UM “PRODUTO MERCANTILIZADO”: TRANSMISSÕES ESPORTIVAS, 116
3.3 CAMPEONATO BRASILEIRO: MERCADO DE DISPUTA DAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS, 122
3.3.1 TRANSMISSÕES NA TELEVISÃO ABERTA, 124
3.3.2 TRANSMISSÕES NA TELEVISÃO FECHADA/CABO, 133
3.3.3 TRANSMISSÕES EM OUTRAS PLATAFORMAS, 134
3.4 CAMPEONATO BRASILEIRO 2019: UM HIATO NAS TRANSMISSÕES AO VIVO, 136
3.5. EMARANHADO DE LEIS: RADIODIFUSÃO E O FUTEBOL NO BRASIL, 141
3.6 UMA LEGISLAÇÃO QUE INSPIRA: ESTATIZAÇÃO DAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS NA ARGENTINA, 144
3.6.1 TELEVISÃO CRIOLLA: OS PRIMEIROS SINAIS DE TRANSMISSÃO, 145
3.6.2 TRANSMISSÕES ESPORTIVAS CRIOLLAS E PRIVATIZADAS, 148
3.6.3 GOVERNO E MÍDIA: CENÁRIO DA CRIAÇÃO DA LEY DE MEDIOS, 153
3.6.4 LEY DE MEDIOS: UMA ESTRATÉGIA SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL, 156

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 162

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 173

Referência

BARBOSA, Caio Bruno de Oliveira. O futebol (não) será televisionado: Panorama das transmissões do futebol no Brasil. 2019. 186 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A