INTRODUÇÃO, 13
1 – INDÚSTRIA CULTURAL E A ESPETACULARIZAÇÃO DE VIDAS HUMANAS, 19
1.1 Sociedade de Massa, Cultura de Massa e os Meios de Comunicação de Massa, 20
1.2 A Indústria Cultural: conceituação e problematizações, 26
1.2.1 O esquema produtores-consumidores dentro da cultura de massa: o diálogo entre o prolixo e o mudo, 28
1.2.2 Adequação à Média: a busca de um denominador comum em meio ao público, 32
1.2.3 Estereotipização e fórmulas prontas: a criação-industrializada, 37
1.3 O espetáculo como ferramenta a serviço da indústria cultural, 44
2 – DO MITO À CELEBRIDADE: O PERFIL DO ÍDOLO FUTEBOLÍSTICO CONTEMPORÂNEO E SUA RELAÇÃO COM OS FÃS, 58
2.1 O Mito, 59
2.2 O Herói, 66
2.3 O star-system e a celebridade, 69
2.4 Identidade, Carisma e Narcisismo, 76
3 – FUTEBOL E BRASIL: UMA ANÁLISE DO ESPORTE E SUAS RELAÇÕES COM A IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA, 88
3.1 A pátria de chuteiras: um breve panorama histórico e sociológico sobre o desenvolvimento do futebol no Brasil, 89
3.1.1 As origens do futebol no Brasil: a influência estrangeira, 89
3.1.2 Transformações: a elite e as massas disputam o futebol, 92
3.1.3 A profissionalização chega ao futebol, 94
3.1.4 Do Maracanazo ao tri-campeonato: a pátria de chuteiras chora, comemora e se consolida, 97
3.1.5 O futebol moderno: a globalização atinge o esporte e o Brasil, 101
3.2 Futebol e identidade nacional: porque o futebol é tão importante para o Brasil?, 104
3.2.1 Simplicidade e imprevisibilidade: o futebol é fácil de jogar e assistir, 105
3.2.2 A malandragem no futebol: o drible como solução para os problemas de uma nação, 107
3.2.3 Todos são iguais perante o futebol, 109
3.2.4 Sobre o “complexo de vira-latas” e a alegria de sermos os melhores do mundo: os extremos brasileiros, 112
3.3 O Futebol como negócio: o marketing esportivo e os ídolos como ferramenta de marketing, 115
3.3.1 Marketing e marketing esportivo: uma breve conceituação, 115
3.3.2 Entre vitórias e derrotas, o negócio futebol persiste, 118
3.3.3 Os ídolos futebolísticos dentro do marketing esportivo, 119
3.4 A imprensa esportiva e as narrativas futebolísticas, 123
3.4.1 Explicando o jogo: como o jornalismo dá sentido ao futebol, 123
3.4.2 As crônicas e os cronistas: o futebol encontra seu espaço no jornalismo brasileiro, 126
3.4.3 Os jogadores dentro da crônica futebolística, 128
4 -A CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DE UM ÍDOLO FUTEBOLÍSTICO: O CASO ADRIANO, 131
4.1 Metodologia do estudo de caso, 131
4.2 Surge um novo herói brasileiro: o “tanque” Adriano, 139
4.3 – O “malandro” Adriano se destaca na imprensa, 149
4.4 – O Imperador x “pessoas ruins”: a celebridade Adriano tem sua imagem abalada, 160
4.5 – O ocaso de Adriano: o último feito do herói, 179
4.6 – De Mito à nota de rodapé: sistematizando os mecanismos de construção e desconstrução midiática da idolatria à Adriano, o Imperador, 183
CONCLUSÃO, 188
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 195
ANEXOS, 204
Anexo I – Estatísticas Julho de 2004 (EXTRA E O GLOBO), 204
Anexo II – Estatísticas Dezembro de 2009 (EXTRA E O GLOBO), 205
Anexo III – Estatísticas Março de 2010 (EXTRA E O GLOBO), 206
Anexo IV – Estatísticas Novembro de 2011 – (EXTRA E O GLOBO), 207