Busca esta dissertação estudar o perfil sociológico dos torcedores cuiabanos de futebol, cuja pesquisa foi desenvolvida durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil. Foi observada a relação estabelecida entre tais torcedores, a Seleção Brasileira de Futebol e seus clubes de futebol do coração. Sob perspectivas antropológica e sociológica, foram mapeadas as práticas torcedoras, construídas durante os jogos em que a Seleção Brasileira atuou. Tendo-se em vista a caracterização dos sujeitos, foi preciso conhecer o torcedor cuiabano. Tal abordagem se deu através de três eixos, sendo que o primeiro refere-se ao perfil socioeconômico; o segundo aborda a relação do torcedor com o futebol, e o terceiro eixo trata do vínculo do torcedor com os clubes brasileiros e com a Seleção Brasileira de Futebol. Os constructos teóricos foram pautados em estudos e conceitos sobre “tribo”, desenvolvidos por Maffesoli, “clubismo” em Damo e “torcidas” através de Toledo. Pautamos a metodologia na pesquisa Survey, de caráter quantitativo e qualitativo, via questionários, entrevistas semiestruturadas, fotografias e referências bibliográficas. Revelam os resultados que o torcedor, que antes se via desvinculado da prática de ir ao estádio de futebol para prestigiar as partidas, sentiu-se estimulado a frequentá-lo.