Os eventos desportivos podem ser vistos como um meio de entretenimento que tem vindo a assumir um papel de grande relevância na sociedade. Em Portugal, o desporto mais visto e com maior tradição é o futebol, que atrai um grande número de espectadores todas as semanas, e, é recorrentemente tema de conversa do dia a dia. O número de fãs de desporto do sexo feminino tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo, por isso, cada vez mais importante perceber o que motiva as mulheres a assistir a eventos desportivos e que diferenças existem entre o fã desportivo masculino e feminino. O objetivo principal desta dissertação consiste, assim, em compreender que diferenças existem entre o adepto português de futebol do sexo feminino e masculino. Mais concretamente, pretende-se perceber se os homens e as mulheres diferem nas suas motivações para assistir a jogos de futebol e nos seus níveis de lealdade (comportamental e atitudinal) para com as equipas que apoiam. Para este efeito, foram recolhidos dados primários através de um questionário online, que foi respondido por 466 indivíduos, dos quais 432 compõem a amostra. A análise aos resultados obtidos permitiu concluir que, de facto, existem diferenças significativas entre o adepto de futebol do sexo feminino e masculino. As mulheres são mais motivadas que os homens a assistir a jogos de futebol por razões sociais. Por outro lado, as motivações para assistir a jogos de futebol relacionadas com estética, emoção, autoestima e escape são mais valorizadas pelo sexo masculino do que pelo sexo feminino. Também foi possível concluir que os homens apresentam maiores níveis de lealdade comportamental e atitudinal para com as suas equipas que as mulheres.
Palavras-Chave: Diferenças entre sexos; Futebol; Motivações; Lealdade; Equipa.