Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A recriação dos tempos mortos do futebol pela televisão

Molduras, Moldurações e Figuras Televisivas
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

160

Arquivos

Resumo

O objetivo desta dissertação é pensar a transmissão direta via televisão a partir do que aqui se denomina tempo morto, períodos menos concentrados de fluxo do evento transmitido. Em toda teletransmissão, há embates entre dois fluxos informativos distintos – o do evento e o da televisão –, que são resolvidos segundo processos (moldurações) que expressam figuras (molduras) propriamente televisivas. Ao circunscrever a observação aos tempos mortos, pode-se compreender com maior clareza que estratégias televisivas são empregadas nesta transposição. O objeto de estudo é o futebol televisivo, a partir da observação das onze últimas finais de Copas do Mundo (1970-2010). Nelas, são identificadas algumas figuras de tempo morto, como imagens de personas e figuras de manipulação temporal, analisadas sincrônica e diacronicamente.

Palavras-chave: televisão, jornalismo esportivo, linguagem audiovisual, futebol, transmissão direta.

Abstract

The aim of this work is to think direct broadcast television from what is called dead time herein, periods less concentrated of flow of the event broadcast. Throughout teletransmission there is clashes between two different information flows – the event and the television – which are resolved in accordance with processes (moldurações) expressing television figures (molduras). When observing the dead time, one can understand more clearly what strategies are employed in this transposition of an event to the television. The object of study is football, based on the observation of the eleven last World Cups final games (1970-2010).

Palavras-chave: television, sports journalism, cinema, soccer, direct broadcast

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 11

2. MOLDURAS DO ESPORTE TELEVISIVO, 24
2.1 Televisão e esporte: aproximações, 30
2.2 Televisibilidade esportiva, 33

3. MOLDURAÇÕES DO FUTEBOL TELEVISIVO, 36
3.1 Centralização e enquadramento, 37
3.2 Máxima ação no mínimo espaço, 38
3.3 Tipos de planos, 39
3.4 Ritmo e montagem, 41

4. TEMPO MORTO, 46
4.1 O tempo morto da televisão, 46
4.2 O tempo morto do futebol, 50
4.3 O tempo na e da transmissão, 55

5. METODOLOGIA, 61

6. PERSONAS TELEVISIVAS, 66
6.1 O rosto como afeto, 67
6.2 O jogador, 75
6.3 Torcidas e torcedores, 87
6.4 O técnico de futebol, 96
6.5 O árbitro e seus auxiliares, 104
6.6 As celebridades, 110

7. REPLAY E SLOW-MOTION, 115
7.1 Replay: guias gerais, 116
7.2 Replay: máquina de verdade, 120
7.3 Replay: sobredramatização do real, 123

8. CONSTRUÇÃO DE CENAS, 128
8.1 Atmosfera de jogo, 129
8.2 Gol, 131
8.3 Penalidades, 132
8.4 Cobranças de bola parada, 138
8.5 O coup de boule, 140

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 147

10. REFERÊNCIAS, 153
ANEXO, 157

Referência

TELLES, Marcio. A recriação dos tempos mortos do futebol pela televisão: Molduras, Moldurações e Figuras Televisivas. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A