A era digital proporcionou a introdução de tecnologias no mercado de comunicação, a serviço de empresas e consumidores. De um lado, instituições que têm plataformas diretas para transmissão de mensagens e, do outro, indivíduos ávidos por personalização, mais ativos frente ao que consomem e participando espontaneamente do debate gerado no meio on-line. A internet é um meio de comunicação que cresceu na era digital e, nela, as redes sociais permitem a interação entre seus usuários, sejam eles páginas ou perfis pessoais. Os clubes de futebol, enquanto marcas, têm a rede como uma interface de comunicação sem intermediários com seus torcedores. O fim da necessidade de intermediação dá aos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D uma oportunidade de engajálos, em benefício de seus produtos e serviços. Esta pesquisa se propõe a identificar como esses times se comportam na rede social Facebook e, a partir de revisão bibliográfica das áreas de tecnologias, comunicação e marketing, apresentar as táticas empregadas por aqueles que, em 2018, já faziam uso da ferramenta. Para a análise, foram colhidos dados das páginas Ferroviária de Araraquara, da Associação Ferroviária de Esportes; Clube Atlético Linense, de time homônimo; e Mirassol Futebol Clube, também de equipe com o mesmo nome. Os três times disputaram a Série D 2018 e suas páginas são apresentadas nesta pesquisa de forma a compreendermos como as redes sociais mudaram o engajamento para os clubes de futebol no Brasil. Ao todo, 251 posts são descritos nos capítulos do presente trabalho e suas características mapeadas e categorizadas conforme os padrões encontrados.
PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais; Futebol; Engajamento; Facebook; Mídia