Esta investigação surgiu após ingressar no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), o qual me proporcionou análises e reflexões acerca das contribuições que a Educação Física (EF) poderia vir a ter dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como fator de contribuição para a Formação Humana Integral (FHI) dos alunos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver atividades práticas, através do futebol, visando à FHI dos alunos envolvidos. O local de pesquisa foi o Instituto Federal do Pará/Campus Abaetetuba e os sujeitos foram 20 alunos dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio (EM). Através de uma abordagem qualitativa, utilizamos como coleta de dados a entrevista, observação direta, diários de campo e o grupo focal, a fim de melhor compreendermos o objeto investigado. Como forma de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo que nos forneceu as categorias essenciais para a nossa análise, onde identificamos três: O sentido distorcido e a desvalorização da EF; A EF como disciplina fundamental na EPT e A EF e a contribuição para a FHI. Para cada categoria encontrada, escrevemos um texto dissertativo explicativo. Na categoria, O sentido distorcido e a desvalorização da EF, percebemos que esse sentido é algo presente e marcante até hoje, onde estruturas físicas inadequadas e deterioradas, o “rola bola” tomando a frente das aulas, a prevalência do esporte de forma exclusiva, a falta de contextualização com temas sociais, ausência de processo de ensino aprendizagem e planejamento didático pedagógico, permitem que a disciplina seja desvalorizada e desassociada do contexto que busca a FHI de alunos do EMI. Já na categoria A EF, como disciplina fundamental na EPT, percebemos que os alunos não associam o EMI à ideia de integralidade de conhecimentos, politecnia, trabalho como um princípio educativo que objetiva a FHI. Porém, apesar de todos esses fatores, grande parte entende que a disciplina tem sua importância dentro da EPT como disciplina difusora de conhecimentos que busca contribuir para além da formação técnica e de ensinamentos de regras e gestos, o que se torna fundamental no EM. Por fim, na categoria A EF e a contribuição para a FHI, percebemos que a concepção de FHI ainda é muito vaga e sua relação com a EF para os alunos ainda é um processo lento, porém que precisa ser criado e compartilhado, já que a ideia de formar o aluno não apenas para o mercado de trabalho, mas para o mundo do trabalho precisa ser explorada, desenvolvida, criada, vivida por todos os atores que fazer parte da EPT. Portanto, é necessário e emergente que a EF e o esporte sejam ressignificados para que possamos dar sentido à disciplina e significado aos alunos dentro do contexto da EPT contribuindo para a FHI. Assim, o desdobramento deste estudo foi a criação de um jogo de tabuleiro, o qual contempla temas como racismo, machismo e homofobia no futebol, dando, não só novos sentidos à prática esportiva, como também, proporcionando novas possibilidades de ensino aprendizagem, ampliando assim a outras disciplinas nos mais diversos temas.
Palavras-Chave: Educação Física. Esporte. Jogo. Educação Profissional e Tecnológica. Formação Humana Integral.