Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2238-0701

Redes sociais e futebol: As torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016

Periódico / Revista

Ação Midiática

Número

n. 17

Ano

2019

Páginas

p. 52-72

Arquivos

Resumo

A partir da realização da final da Liga dos Campeões da Europa buscou-se analisar o comportamento manifestado pelos usuários da rede social Instagram, tendo em vista como acontece a relação entre os espaços físicos e a forma como os torcedores das equipes finalistas se autorrepresentam. Foram coletadas fotos, segmentadas por geolocalização, do entorno dos estádios das equipes finalistas, Real e Atlético, ambas de Madrid (Espanha), assim como do estádio onde o jogo foi realizado, San Siro na cidade de Milão (Itália). A análise considerou de que forma os torcedores se representavam, levando em conta o número de pessoas presentes nas imagens. Um dos resultados constado foi de que, apesar das localizações apresentarem ambientes coletivos e com grande concentração de pessoas (como estádio de futebol), a maioria das fotos continha apenas uma ou nenhuma pessoa. Tal fenômeno representa que a mobilidade tecnológica, de algum modo, trouxe um movimento de individualidade. Também foram verificadas transgressões em relação à veracidade físicas dos locais, já que os usuários marcavam uma localização que não necessariamente era a representada na postagem.

Referência

TEIXEIRA, Carlos Roberto Gaspar; TIETZMANN, Roberto. Redes sociais e futebol: As torcidas retratadas através do Instagram durante a final da Liga dos Campeões da Europa 2016. Ação Midiática. Curitiba, n. 17, p. 52-72, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A