No contexto do futebol, os treinadores assumem grande responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem, pois através do comportamento de comunicação é possível facilitar ou dificultar o desenvolvimento dos jogadores. No entanto, o comportamento do treinador pode ser influenciado por diversos fatores, haja vista que é preciso se adaptar às demandas que cada contexto apresenta. Dessa forma, o objetivo da presente dissertação foi analisar o comportamento de comunicação de treinadores de futebol e seus fatores intervenientes. Foi realizada uma revisão sistemática e as seguintes bases de dados foram utilizadas para buscar os estudos: Pubmed, Scopus, Cochrane, Lilacs, Cinahl, Pedro, SportDiscus, Web of Science, Science Direct, Scielo e Eric. Das 1338 publicações selecionadas, apenas 28 corresponderam aos critérios estabelecidos e foram incluídas na revisão. A maior parte dos estudos apresentou qualidade metodológica excelente, obtendo pontuação acima de 80% de acordo com a versão modificada da escala de Downs & Black. Optou-se por dividir os resultados em seis tópicos para facilitar a identificação dos fatores intervenientes, sendo eles: treinamento (n=6), competição (n=7), treino vs jogo vs preleção (n=2), características dos jogadores (n=6), características dos treinadores (n=5) e combinação de fatores intervenientes (n=2). Os estudos analisados apontaram que o comportamento de comunicação dos treinadores tem sido influenciado sobretudo pelo contexto em que o mesmo está inserido e pelas características do treinador. Além disso, destacam o distanciamento entre teoria e prática, demonstrando que a prática dos treinadores de futebol ainda é fortemente baseada na tradição.
Palavras-chave: Comunicação. Treinador. Desenvolvimento de jogadores.