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2175-8042

Direitos de transmissão dos jogos no Brasil: a “lei do mandante” e a emergência de novas mídias no consumo do futebol

Periódico / Revista

Motrivivência

Número

n. 65

Ano

2022

Volume

v. 34

Tema

2175-8042

Páginas

p. 1-16

Arquivos

Resumo

Desde a década de 1980, os repasses por direitos de transmissão dos jogos de futebol representam parcela importante das finanças dos clubes brasileiros. Nas negociações para o período de 2019-2024, o ingresso do canal Esporte Interativo, da estadunidense Turner, alterou o modelo e os valores dos acordos. Porém, com a crise sanitária global provocada pelo surto de um novo coronavírus, em 2020, os mais variados negócios foram impactados pelas restrições de circulação de público, incluindo as atividades ligadas ao futebol. Deste modo, este artigo teve como objetivo identificar algumas das transformações nas relações do futebol nacional com os meios de comunicação, incluindo o debate acerca da nova “Lei do Mandante”, aprovada em 2021. Com base em revisão bibliográfica e coleta de dados em sites diversos, os resultados apontam para o crescimento do uso de novas plataformas de mídia associado a mudanças da legislação esportiva brasileira.

Palavras-chave: Esportes, Mídias, Coronavirus, Torcedor, Consumidor

Resumo (outro idioma)

Desde la década de 1980, las transferencias de derechos de transmisión de partidos de fútbol representan una parte importante de las finanzas de los clubes brasileños. En las derivaciones para el período 2019-2024, la entrada del canal Esporte Interativo, por parte de la American Turner, cambió el modelo y valores de los acuerdos. Sin embargo, con una crisis de salud global provocada por el brote de un nuevo coronavirus en 2020, los negocios más variados se vieron afectados por las restricciones a la circulación pública, incluidas las actividades relacionadas con el fútbol. Así, este artículo tuvo como objetivo identificar algunas de las transformaciones en la relación entre el fútbol nacional y los medios de comunicación, incluido el debate sobre la nueva “Ley Mandante”, aprobada en 2021. Con base en una revisión de la literatura narrativa y la recopilación de datos en diferentes sitios web, los resultados apuntan al crecimiento en el uso de las nuevas plataformas de medios asociados con los cambios en la legislación deportiva brasileña.

PALABRAS-CLAVE: Deportes; Medios de comunicación; Coronavirus; Admirador; Consumidor

Abstract

Since the 1980s, transfers for broadcasting rights for football matches represent an important part of the finances of Brazilian clubs. In the derivations for the period 2019-2024, the entry of the Esporte Interativo channel, by the American Turner, changed the model and values of the agreements. However, with a global health crisis caused by the outbreak of a new coronavirus in 2020, the most varied businesses were impacted by restrictions on public circulation, including activities related to football. Thus, this article aimed to identify some of the transformations in the relationship between national football and the media, including the debate on the new “Mandante Law”, approved in 2021. Based on a narrative literature review and data collection on different websites, the results point to the growth in the use of new media platforms associated with changes in Brazilian sports legislation.

KEYWORDS: Sports; Media; Coronaviruses; Fan; Consumer

Referência

SCHATZ, Patrícia Volk. Direitos de transmissão dos jogos no Brasil: a “lei do mandante” e a emergência de novas mídias no consumo do futebol. Motrivivência. Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1-16, 2022.
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