34ª Reunião de Antropologia – GTs sobre Esporte

Data início: 23/07/2024Data de encerramento: 26/07/2024Local: Universidade Federal de Minas GeraisData limite inscrição: 11/03/2024

34 RBA

Associação Brasileira de Antropologia tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes para a 34ª Reunião de Antropologia, evento que ocorrerá de 23 a 26 de julho de 2024, em formato presencial, na UFMG, em Belo Horizonte / MG.

 

GT 013: Antropologia das práticas esportivas e de lazer

 

Coordenador(a)
Leonardo Turchi Pacheco (UNIFAL-MG), Luiz Fernando Rojo (UFF)

Descrição: No intuito de dar continuidade as reflexões realizadas em mais de vinte e dois anos de reuniões anteriores da RBA e RAM, este grupo de trabalho tem por objetivo aprofundar os diálogos entre as pesquisas no campo de estudos das práticas esportivas e do lazer. Este é um campo antropológico que abrange diálogos e reflexões plurais, propiciando a interação entre pesquisadores e pesquisadoras das mais variadas áreas cientificas. É, também, um campo em expansão na medida em que o tema dos esportes em nosso país se desloca da monocultura futebolística para abarcar diversas práticas esportivas em um nível cada vez mais intenso. Este processo, por sua vez, remete à construção de novos territórios esportivos, incorporando não apenas as práticas já tradicionalmente esportivizadas, mas aquelas desenvolvidas por grupos indígenas, que realizam seus próprios eventos esportivos, inclusive de caráter internacional, por jovens que desafiam os limites entre esporte e práticas artísticas e de lazer – como a incorporação do surf, do skate e do breaking no programa olímpico impõe à nossa reflexão. Desta forma, novas corporalidades adentram o cenário esportivo, seja o de alto rendimento das competições profissionais, seja o das práticas populares e cotidianas, que precisam ser analisadas e interpretadas a partir das reflexões críticas do saber antropológico.

 
 

GT 064: Gêneros, sexualidades e corpos plurais: abordagens antropológicas de práticas esportivas

 

Coordenador(a)
Wagner Xavier de Camargo (UNICAMP), Mariane da Silva Pisani (UFPI)

Descrição: Este Grupo de Trabalho (GT) visa ampliar os espaços para diálogo sobre a antropologia das práticas esportivas e de lazer, que vem sendo produzida nos últimos anos, em diferentes contextos brasileiros e latino-americanos. Neste GT, de maneira mais específica, receberemos pesquisas, em andamento ou concluídas, que sejam voltadas às discussões de gênero, sexualidade e diversidade de corpos, em distintas circunstâncias socioculturais de práticas esportivas e de lazer. Ainda neste sentido, priorizaremos abordagens que tragam e discutam essas questões a partir de uma perspectiva etnográfica. Nosso objetivo, portanto, é fomentar o debate sobre como as dimensões de gênero, sexualidade e corpo, independentemente de sua interseccionalidade com outros marcadores sociais da diferença (raça, etnia, deficiência, dentre outros), afetam a experiência de diversos grupos sociais e moldam, por sua vez, diferentes subjetividades. Interessa-nos acolher pesquisas que discutam a temática a partir de experiências de atletas, jogadoras(es), treinadoras(es), árbitras(os), torcedoras(es), jornalistas, dirigentes e/ou outros indivíduos que compõem estes universos. Assim, convidamos a submeterem seus trabalhos pesquisadoras(es), estudantes de pós-graduação, graduandas(os), atletas, treinadoras(es), ativistas e todas as pessoas interessadas em explorar as interações entre gênero, sexualidade e diversidade corporal no contexto esportivo e de lazer.

 

Submeta seu trabalho!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha