Abertas as inscrições para Curso de Extensão Economia Política do Futebol

Data início: 11/01/2023Data de encerramento: 24/01/2023Local: Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFALData limite inscrição: 24/01/2023

Curso de Extensão Economia Política do Futebol

Você se interessa pela perspectiva político-econômica do futebol? Saiba que a Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) está com chamada aberta até o dia 24 de janeiro para inscrições em curso gratuito e híbrido sobre o tema.

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorrerá de 24 de janeiro a 30 de maio de 2022, com aulas semanais lecionadas pelo professor Anderson Santos, com um artigo científico como produto principal.

Além disso, contará ainda com um módulo final de seminários, cada qual terá ainda a abertura de inscrições à parte, com os seguintes temas e pesquisadores: “Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil” – Luciano Motta; “Multipropriedade de clubes” – João Ricardo F. Pisani; Novas estruturas político-econômicas, softpower e sportwashing – Emanuel Leite Júnior; e “Resistência e democracia torcedoras” – Irlan Simões.

Ementa do curso

Considera-se o futebol um mobilizador socioeconômico e cultural extremamente relevante e que, por isso, é alvo de processos de extensão da mercantilização, resistência torcedora e contradições do modo de produção capitalista, seja a capital-trabalho ou a economia-cultura, bases de análise para a disciplina.

Parte-se neste curso de extensão da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de temas como: estruturação, espacialização e mercantilização do futebol; apropriação midiática do futebol-espetáculo; megaeventos esportivos; novo processo de extensão da mercantilização no futebol com a Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil e a multipropriedade de clubes; softpower e sportwashing; resistência e democracia torcedoras.

Como participar?

O projeto não tem exigência específica de formação ou cursos, da graduação a pesquisadoras e pesquisadores com doutorado. A sua realização será de forma híbrida.

Para quem é estudante da Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL, é possível se inscrever na disciplina eletiva, via Sie Web ou solicitando à coordenação do curso no período de matrículas para o semestre letivo 2022.2.

Para quem não quiser ou puder se matricular na disciplina eletiva, é de outros lugares da UFAL, ou fora de Alagoas, o curso será remoto. Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833). Veja tutorial em: https://www.youtube.com/watch?v=RZumKymxsYU.

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer o curso, podendo direcionar melhor as atividades se necessário.

As aulas para a graduação serão presenciais, mas com cerca de 20% delas com convidadas/os que participarão de forma remota, a partir do canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCtCZatztOLKgADF-KrgdV5w), cuja retransmissão pode se dar na sala de aula.

Para quem estará de forma remota, as aulas terão gravação em áudio para disponibilidade no formato de podcast no feed do “Jogando Dados” (https://anchor.fm/jogando-dados) – considerando as possíveis dificuldades técnicas para transmissão ao vivo, ainda que isso seja tentado.

As atividades avaliativas passarão pela leitura e discussão dos textos indicados e pela elaboração de um artigo científico ao final.

Conteúdo programático e previsão de datas dos trabalhos

  1. Introdução à Crítica da Economia Política
  2. Economia Política da Comunicação e da Cultura

2.1 A contradição economia-cultura no capitalismo

2.2 Conceitos-base desenvolvidos pela EPC brasileira

2.2.1 Mercadoria audiência, barreiras de mercado, padrões tecno-estéticos e político-institucionais etc.

  1. Estruturação do futebol enquanto prática profissional

3.1 Estruturação, espacialização e mercantilização iniciais;

3.2 O papel da Indústria Cultural na difusão do futebol enquanto negócio;

3.2.1 A extensão da mercantilização do futebol midiatizado no final do século XX;

– Abril/Maio de 2023 – Aulas abertas com professores convidados e com inscrição para ouvintes

3.3 Etapas contemporâneas de extensão da mercantilização no futebol

3.3.1 Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil – Luciano Motta;

3.3.2 Multipropriedade de clubes (City Group, Red Bull etc.) – João Ricardo F. Pisani;

3.3.3 Novas estruturas político-econômicas, softpower e sportwashing – Emanuel Leite Júnior;

3.4 Resistência e democracia torcedoras – Irlan Simões.

– Entrega dos trabalhos

28/03 – Entrega de proposta de pesquisa no formato de resumo expandido;

16/05-23/05 – Apresentação do artigo científico

30/05 – Entrega do artigo científico

Serviço

O quê? Curso de extensão Economia Política do Futebol

Quando: 24 de janeiro a 30 de maio 2023

Carga horária (total): 80 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCtCZatztOLKgADF-KrgdV5w) e podcast Jogando Dados no Anchor (https://anchor.fm/jogando-dados).

Inscrições: até 24 de janeiro em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha