Abertura Nacional da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022

Data início: 26/08/2022Data de encerramento: 26/08/2022Horário de início: 11:00Horário de encerramento: 13:00Local: Museu do Futebol

Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022

O evento será aberto ao público geral, contará com a presença de autoridades locais e representantes do ACNUR e da OIM. Será apresentado a programação dos jogos, tabela da etapa São Paulo e apresentação dos times participantes.

A “Copa dos Refugiados e Imigrantes” é um projeto sócio-esportivo que tem o objetivo de integrar pessoas refugiadas e migrantes na comunidade local, incentivar seu protagonismo, gerar uma agenda positiva e colocar em destaque a agenda global de migração e deslocamento forçado.

A Copa também busca promover a socialização, a resiliência e a construção de uma base de torcida leal pela causa da imigração e do refúgio, com o objetivo de quebrar preconceitos, promover os direitos humanos e quebrar barreiras culturais por meio do incentivo à inclusão social destes novos cidadãos no Brasil.

Lançado em 2014, o projeto ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. A Copa como atividade de inclusão social, espaço de confraternização para comunidades migrantes, organizado pela entidade PDMIG – Pacto pelo Direito de Migrar, (anteriormente conhecido como África do Coração – a), conta com o apoio institucional das Agências das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR e Migração – OIM, Ministério da Justiça e Segurança Pública (representado pelo CONARE – Comitê Nacional para os Refugiados) e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. em colaboração com diversos Órgãos internacionais e nacionais, empresas pública e privadas de diversos segmentos, bem como Governos Estaduais ou Municipais, onde acontecerá cada uma das etapas desta edição de 2022.

Na sua última edição, em 2019, antes da pandemia, a Copa foi realizada em seis estados (RS, PR, SP, RJ, PE e DF) com a participação de mais de 1.230 atletas. Este ano de 2022, esta edição contará com a participação de 7 Estados brasileiros, nas seguintes capitais: Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Recife/PE e Brasília / DF, por fase regional e fase nacional com os vencedores regionais, sobre o tema “Acolha a imigração, Refúgio e migração são direitos humanos”.

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha