Antologia de Textos Olímpicos: esporte, sociedade e estudos olímpicos

Data início: 31/01/2024Data de encerramento: 31/01/2024Horário de início: 19:30Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Antologia de Textos Olímpicos: esporte, sociedade e estudos olímpicos

Programa

A autora apresenta reflexões sobre questões cotidianas que afetam atletas do ponto de vista de sua saúde mental ou da sua subjetividade, bem como o esporte de uma perspectiva institucional. Busca simplificar questões complexas, não no sentido de reduzi-las, mas de apresentar a teoria da psicologia, da sociologia e da história do esporte para superar a banalização com que “as coisas do esporte” são tratadas. Preconceitos de toda ordem, racismo, desrespeito com as mulheres, doping, adiamento de Jogos Olímpicos, comercialização de atletas e do espetáculo esportivo foram objetos de reflexão.

Muito do que se discute foi produzido a partir das pesquisas realizadas junto com o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO) da Universidade de São Paulo ao longo de mais de 20 anos.

Atleta é substantivo bi-gênero derivado do grego athletes – aethos – que significa combate, luta ou prova. É a pessoa que pratica esporte. O esporte sem a figura espetacular do atleta é apenas uma abstração, entretanto, ao observar o cotidiano esportivo ainda me deparo com a falta de respeito com que são tratadas essas pessoas com habilidades físicas fora de série.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail [email protected], após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail [email protected]
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: [email protected]

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 20/12, até o dia 31/1.
Enquanto houver vagas.

Local

 

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar
Bela Vista – São Paulo.

 

Valores

 

Grátis

 

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha