Aula aberta discute a resistência torcedora em prol de uma efetiva democratização do futebol

Data início: 09/05/2023Data de encerramento: 09/05/2023Horário de início: 19:30Local: Canal Jogando Dados no Youtube

Aula aberta discute a resistência torcedora em prol de uma efetiva democratização do futebol

Depois de passarmos os últimos 4 meses discutindo diversos efeitos da extensão da mercantilização sobre o futebol profissional, fica a dúvida: o que é possível fazer para que o jogo não se distancie ainda mais do torcedor e da torcedora?

Pensando nisso, o curso de extensão Economia Política do Futebol encerra as suas aulas com o pesquisador Irlan Simões. A aula “Resistência e democracia torcedoras” ocorre em 09 de maio (sexta-feira), a partir das 19h30, com transmissão ao vivo no canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube e reprodução posterior no podcast Jogando Dados.

Irlan Simões é jornalista (Redação Sportv) e pesquisador do futebol. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também cursou o mestrado. Irlan é ainda conselheiro do EC Vitória.

Como se inscrever

As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante se inscrever antes para ter acesso aos materiais indicados pelo pesquisador para leitura prévia.

Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do curso). Veja tutorial para cadastro e inscrição no curso (geral) em: https://www.youtube.com/watch?v=RZumKymxsYU.

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer a aula.

Curso de Extensão EPF

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos na Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFALParte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.

Serviço

O quê? Aula aberta “Resistência e democracia torcedoras”

Quando: 09 de maio de 2023, a partir das 19h30

Carga horária: 4 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/@jogandodados) e podcast Jogando Dados no Anchor (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados).

Inscrições: até 09 de maio em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha