Aula aberta Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil

Data início: 18/04/2023Data de encerramento: 18/04/2023Horário de início: 19:30

Curso SAF

Em 6 de agosto de 2021, foi aprovada pelo Congresso Nacional a lei que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil. De lá para cá, alguns clubes brasileiros montaram as suas SAFs e as venderam para grupos empresariais. Entre promessas, realidade e perspectivas, qual o cenário do futebol brasileiro com este novo modelo de clube-empresa?

É para buscar responder a isso que o curso de extensão Economia Política do futebol da Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) fará uma aula aberta em 18 de abril, a partir das 19h30, com Luciano Motta. A transmissão se dará pelo canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube, com reprodução no podcast Jogando Dados.

Luciano Motta é autor do livro “O mito do clube-empresa” (Sporto, 2020), advogado desportivo, doutorando em Direito Societário e Especialista em Direito Desportivo/Gestão Desportiva; além de ser professor de cursos de Direito Desportivo/Gestão Desportiva. Atua na área do Direito Desportivo e Empresarial, unificando dois mundos: futebol e comércio. Além disso, pesquisador que adora escrever e falar sobre estruturas societárias de clubes desportivos.

Como se inscrever

As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante se inscrever antes para ter acesso aos materiais indicados pelo pesquisador para leitura prévia.

Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo SIGAA/UFAL (final da página – http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do curso). Veja tutorial para cadastro e inscrição no curso (geral) em: https://www.youtube.com/watch?v=RZumKymxsYU.

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer a aula.

Curso de Extensão EPF

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos. Parte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.

Nas semanas seguintes, o curso receberá outros pesquisadores para tratar dos seguintes temas: “Multipropriedade de clubes” – João Ricardo F. Pisani (25 de abril); Novas estruturas político-econômicas, softpower e sportwashing – Emanuel Leite Júnior; e “Resistência e democracia torcedoras” – Irlan Simões (09 de maio).

Serviço

O quê? Aula aberta “Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil”

Quando: 18 de abril de 2023

Carga horária: 4 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/@jogandodados) e podcast Jogando Dados no Anchor (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados).

Inscrições: até 18 de abril em http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7833

 

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha